De Grupo Bertin
Cara Carolina
Acompanhamos as notícias publicadas pelo site O Eco, no dia 1º de agosto de 2007, e temos algumas considerações a fazer. Na primeira notícia, entitulada “Boi em debate”, foi informado aos leitores que seria realizada “a segunda audiência pública para discutir a expansão das operações do frigorifico Bertin na Amazônia”. O evento realizado no dia 2 de agosto, em Marabá, foi o quinto seminário de apresentação das atividades do Grupo Bertin em Marabá.
Na segunda notícia, entitulada “Estranha audiência”, o site informa que o evento teria sido organizado pelo governo do Pará e pelo Bertin. Contudo, o evento foi organizado somente pelo Grupo Bertin. A participação do governo do Estado na organização não procede. Além disso, a notícia afirma que não teriam sido convidados membros da academia e institutos de pesquisa. A empresa publicou convites para o seminário em jornais e rádios da região e enviou convites especiais para mais de 80 organizações da região, incluindo associações de moradores de Marabá, associações indígenas, ONGs, sindicatos, movimentos sociais, OAB, Universidade Estadual e Universidade Federal do Pará, além dos órgãos públicos locais.
O seminário teve ampla participação da sociedade local, com 64 participantes, representando as seguintes organizações:
Universidade Estadual do Pará
Secretaria da Agricultura
Associações de Moradores do Bairro Francisco Coelho
Sindicato dos Metalúrgicos
Associação dos Barqueiros
Associação dos Engenhieros e Arquitetos do Sudeste do Pará
Secretaria de Meio Ambiente
Sindicatos dos Produtores Rurais de Marabá
Universidade Federal do Pará
Conselho Regional de Médicos Veterinários
Conselho Regional de Engenharia , Arquitetura e Agronomia
Comando Florestal
Câmara Municipal de Marabá
Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Comunidade Nova Marabá
Comunidade Laranjeiras
Aguia Farma
Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Marabá
Vice Prefeito de Marabá
Associação Comercial e Industrial de Marabá
Correio do Tocantins
TCN Engenharia
Fundação Projeto Nova Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
No seminário, a sociedade local recebeu informações detalhadas sobre os investimentos do Grupo Bertin em Marabá e sobre o sistema de gestão ambiental e da política de responsabildiade social do Grupo. As dúvidas e propostas das organizações foram amplamente debatidas. Todas as preocupações e propostas apresentadas no seminário serão sistematizadas e divulgadas em relatório, em breve.
Estamos à disposição para mais esclarecimentos.
Boi em debate
Está marcada para amanhã na cidade de Marabá, leste do Pará, a segunda audiência pública para discutir a expansão das operações do frigorifico Bertin na Amazônia. O investimento, altamente criticado por ONGs de meio ambiente que temem o crescimento do desmatamento, já obteve um financiamento de 90 milhões de dólares do IFC, braço privado do Banco Mundial.
Estranha audiência
Organizada pelo governo do Pará e pela Bertin, a audiência não dá sinais de que será lá muito democrática. Apesar de ser aberta, não houve convites formais a membros da academia e institutos de pesquisa para acompanharem os debates. Por outro lado, políticos e empreendedores da região de Marabá foram convocados.
Leia também
Poluição química de plásticos alcançou os mais antigos animais da Terra
Estudos identificaram que proteínas geradas nas próprias esponjas marinhas eliminam essas substâncias prejudiciais →
2024 é o primeiro ano em que a temperatura média da Terra deve ultrapassar 1,5ºC
Acordo de Paris não está perdido, diz serviço climatológico europeu. Confira a galeria de imagens com os principais eventos extremos de 2024 →
Obra milionária ameaça sítio arqueológico e o Parna da Chapada dos Guimarães, no MT
Pesquisadores, moradores e empresários descrevem em documentário os prejuízos da intervenção no Portão do Inferno →