Notícias

2023 deve ser o ano mais quente da história

Serviço climático europeu mostra que setembro foi 1,75 °C mais quente do que a média pré-industrial para o mês, batendo todos os recordes

Priscila Pacheco ·
6 de outubro de 2023

A população de diferentes regiões sentiu na pele o calor agonizante de setembro. Agora, o Copernicus, sistema europeu de observação da Terra, comprova com dados e análises que o mês passado foi o mais quente já registrado. O comunicado publicado nesta quinta-feira (5) aponta que a temperatura média do ar à superfície foi de 16,38 °C, o que significa 0,93 °C acima da média para o mesmo mês de 1991 a 2020 e 0,5 °C a mais em comparação com setembro de 2020, recordista anterior.

Ao comparar com a média de setembro do período pré-industrial, de 1850 a 1900, os pesquisadores averiguaram que o mês passado foi 1,75 °C mais quente. A análise de janeiro a setembro também trouxe péssimas notícias. A temperatura global para esse período foi 0,52 °C superior à média de 1991 a 2020.. O mesmo período foi 1,40 °C mais quente que a média pré-industrial, o que dá um gostinho do que deve ser um planeta 1,5ºC mais quente – o limite do Acordo de Paris, que deve ser superado, mesmo que temporariamente, na próxima década. 

Já a média do continente europeu, que estava saindo do verão e entrando no outono do hemisfério norte, foi 2,51 °C acima da média de 1991 a 2020 para setembro, e 1,1 °C acima de 2020, o setembro que era o mais quente até o momento para a Europa.

O mês passado também não foi nada bom para o oceano. A temperatura média do mar atingiu 20,92 °C, a mais elevada para setembro. Só não superou agosto deste ano.

“As temperaturas sem precedentes para esta época do ano observadas em setembro quebraram recordes de forma extraordinária. Este mês extremo empurrou 2023 para o caminho de ser o ano mais quente com cerca de 1,4 °C acima das temperaturas médias pré-industriais”, diz Samantha Burgess, diretora adjunta do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S). “A dois meses da COP28 [conferência climática], o sentido de urgência para uma ação climática ambiciosa nunca foi tão necessária”, completa.

O Copernicus também avaliou que tanto a extensão diária como a mensal de gelo marinho atingiram as maiores diminuições na Antártida. A extensão mensal para setembro ficou 9% abaixo da média. Já o gelo do mar ártico ficou com a extensão mensal 18% abaixo da média.

Setembro também teve registros de condições úmidas acima da média no oeste da Península Ibérica, Irlanda, norte da Grã-Bretanha, Escandinávia e Grécia. Inclusive, foi na Grécia que se formou a tempestade Daniel no início de setembro – que inundou a Grécia central e seguiu para a Líbia, causando a catástrofe que matou mais de 4.000 pessoas e deixou outras 9.000 desaparecidas.

Segundo uma pesquisa publicada no dia 19 de setembro pela Rede Mundial de Atribuição (WWA), o aquecimento global tornou fortes tempestades até 50 vezes mais prováveis de acontecer e fez com que as chuvas ficassem 50% mais intensas na Líbia. Na Grécia, a probabilidade foi 10 vezes, com 40% de mais intensidade. Secas extremas anteriores também contribuíram para as catástrofes, pois os solos compactos tiveram dificuldade para absorver a água da chuva. O grupo também verificou que construções em áreas alagáveis, desmatamento, má manutenção de infraestrutura e outros problemas pioraram o impacto da tempestade Daniel. Na Líbia, por exemplo, as duas barragens que se romperam durante as chuvas já tinham apresentado rachaduras em 1998.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (WMO), ao se deslocar em direção à Líbia, Daniel desenvolveu características de um Medicane (MEDIterranean hurriCANE, que significa furacão mediterrâneo), um fenômeno híbrido com características de um ciclone tropical e de tempestade de latitude média. A WMO explica que o aumento da temperatura da superfície do oceano intensifica e alimenta tempestades depois que elas se desenvolvem. Perto da costa da Líbia, por exemplo, as temperaturas da superfície do mar estavam acima de 27,5 °C, o que aumentou a energia e umidade para Daniel.

A publicação do Copernicus desta quinta-feira também confirmou a anormalidade das chuvas no sul do Brasil e do Chile. No Rio Grande do Sul, os temporais de setembro causaram 51 mortes. Sete pessoas ainda estão desaparecidas, aponta o boletim publicado pela Defesa Civil gaúcha nesta manhã. Por fim, as regiões mais secas do que a média em setembro incluem partes da Europa, sudeste dos Estados Unidos, México, Ásia Central e Austrália.

  • Priscila Pacheco

    Jornalista independente apaixonada por viagens, cultura e meio ambiente.

Leia também

Salada Verde
2 de outubro de 2023

Tefé não registra novas mortes de botos durante o final de semana

Pesquisadores correm para tentar descobrir causa da morte de 110 animais durante última semana. Operação de translocação de botos vivos não está descartada

Reportagens
29 de setembro de 2023

Seca: passa de 100 o número de botos mortos em lago da Amazônia

Somente na quinta-feira (28) foram contabilizadas 70 novas mortes de botos-rosa e tucuxis no Lago Tefé (AM). Força tarefa foi criada para salvar população local

Reportagens
6 de outubro de 2023

Sem freio, crise do clima pode extinguir anfíbios globalmente

Além de suas funções ecológicas, esses animais auxiliam a medicina, a controlar pragas e até indicam perigos ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.