Notícias

Calheiros autuado por crime ambiental

Remi Calheiros, irmão do senador Renan e vice-prefeito de Murici (AL), é flagrado com animais silvestres em casa e recebe multa por crime ambiental. Para evitar autuação até polícia foi chamada.

Redação ((o))eco ·
26 de agosto de 2009 · 17 anos atrás

Escândalos envolvendo os Calheiros não se bastam na esfera política. Na semana passada, equipes do Ibama se depararam com coronelismo em estado bruto durante uma operação de fiscalização no entorno da Reserva Biológica de Pedra Talhada (PE) e da Estação Ecológica Murici (AL), reduto eleitoreiro de Renan Calheiros. 

Naquela região, denúncias de captura de aves silvestres, que abarrotam cativeiros ilegais, são comuns. Multa vai, multa vem, e os fiscais chegaram à casa da mãe do senador, onde mora o vice-prefeito de Murici, Remi Calheiros, irmão de Renan. Como a notícia de que os fiscais estavam nos arredores corre depressa, as equipes só conseguiram flagrar no local um sabiá, nove cutias e seis jabutis. O resto já tinha sido prontamente removido. Remi Calheiros tentou de tudo para se livrar da multa. Quis primeiro colocar a culpa em seu empregado, depois na própria mãe. Para tentar impedir a ação do Instituto Chico Mendes, Remi exigiu mandado judicial, mas se esqueceu que se tratava de flagrante. Ele tentou ainda alegar que não era responsável pelos animais, acusou o ICMBio de invasão de domicílio e resistiu à orientação que se dirigisse à delegacia, ameaçando chamar polícia, promotores e todas as autoridades do município. No final das contas, Remi foi levado à delegacia, recebeu multa de oito mil reais e assinou, a contragosto, termo circunstanciado por crime ambiental.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



A Estação Ecológica Murici é o maior fragmento continuo de Mata Atlântica que restou em Alagoas, com míseros seis mil hectares, e atravessa um processo crítico de extinção em massa devido à restrição de habitat e as pressões de caça. Apesar disso, pesquisadores ainda se surpreendem com a existência de animais raros e ameaçados, como o macaco-prego-loiro e o mutum-de-alagoas.

Saiba mais:
Tristes trópicos de Murici – Fabio Olmos

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
31 de março de 2026

Jornalismo ambiental em tempos de crise planetária: entre o sinal de alerta e a esperança

Fórum Internacional realizado na Itália reafirma a importância do acesso à informação qualificada diante de riscos socioambientais globais que se somam às guerras e à desinformação

Notícias
31 de março de 2026

Desmatamento cai em fevereiro e é o menor desde 2017

SAD registra menor índice para o mês em oito anos. Pará, Amazonas e Acre lideram o ranking no período. Degradação também diminuiu no período

Salada Verde
31 de março de 2026

Papa nomeia Carlos Nobre para conselho do Vaticano e reforça agenda climática

Cientista brasileiro reconhecido por estudos sobre a Amazônia, Carlos Nobre passa a integrar o órgão estratégico do Vaticano em meio ao avanço da crise climática global

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.