Nesta segunda-feira o Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou a segunda etapa do programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), que desde 2003 ajudou com recursos técnicos e financeiros na criação ou implementação de 63 unidades de conservação, o equivalente a 34 milhões de hectares. A meta para a próxima fase, que se encerra em 2013, é criar mais 20 milhões de hectares áreas protegidas na Amazônia. Maria Cecília Wey de Brito, secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, adiantou que para esta segunda etapa serão investidos cerca de 120 milhões de dólares.
No dia 21 de outubro o MMA manterá em sua página na internet informações para consulta sobre o programa. Os recursos do ARPA representam, de longe, os mais importantes investimentos para que as unidades de conservação na Amazônia saiam do papel. O ARPA é resultado de uma parceria do governo federal com Funbio, WWF-Brasil, Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o banco alemão KfW e a agência de cooperação alemã GTZ. É prevista ainda uma terceira etapa do programa, que durará até o ano de 2016.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Desmatamento cai em fevereiro e é o menor desde 2017
SAD registra menor índice para o mês em oito anos. Pará, Amazonas e Acre lideram o ranking no período. Degradação também diminuiu no período →
Papa nomeia Carlos Nobre para conselho do Vaticano e reforça agenda climática
Cientista brasileiro reconhecido por estudos sobre a Amazônia, Carlos Nobre passa a integrar o órgão estratégico do Vaticano em meio ao avanço da crise climática global →
Sociobiodiversity as a stronghold that keeps the Cerrado standing
A network of cooperatives brings together different biomes to take small-scale rural products to big markets in Brazil and abroad →
