Notícias

Brasil terá dados anuais sobre emissões

País terá um sistema  que informará anualmente sobre os níveis nacionais de emissões de gases que provocam aquecimento global. A novidade pode ser apresentada ainda este ano.

Aldem Bourscheit ·
24 de setembro de 2009 · 16 anos atrás

O consultor do Ministério do Meio Ambiente Tasso Rezende de Azevedo disse hoje que o Brasil terá um sistema que informará anualmente sobre os níveis nacionais de emissões de gases que provocam aquecimento global, assim como ocorre com a divulgação das taxas de desmatamento na Amazônia. A novidade pode ser apresentada ainda este ano.

Segundo o ex-diretor do Serviço Florestal Brasileiro, todos os setores serão contemplados, transportes, geração de energia, desmatamento e afins. A medida possibilitará o conhecimento público e o planejamento de políticas contra as turbulências do clima com base em dados atualizados periodicamente. O primeiro inventário nacional de emissões usou dados até 1994. O segundo, que deve ser lançado este ano, usa números até o ano 2000.

O governo também encomendou ao Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) um estudo sobre as emissões que serão provocadas com a implementação da infraestrutura planejada em planos oficiais como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também

Notícias
29 de maio de 2025

Perda global de florestas atinge recorde em 2024, mostra estudo da WRI

Incêndios catastróficos impulsionam o fenômeno. Total perdido atinge 6,7 milhões de hectares, quase o dobro de 2023 e uma área próxima ao território do Panamá

Reportagens
29 de maio de 2025

Ribeirinhos e MPF querem cancelar licença para remover rochas em rio da Amazônia

Ibama autorizou implosão do Pedral do Lourenço, no Pará, obra que viabiliza a hidrovia Tocantins-Araguaia, nesta segunda-feira (26)

Salada Verde
29 de maio de 2025

Podcast investiga o que restou de Porto Alegre um ano após a enchente de 2024

Com cinco episódios, a série documental traz reflexões sobre colapso, memória e reconstrução a partir da tragédia no Rio Grande do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.