Notícias

Grades para a perereca

Ministro-candidato, Carlos Minc resolve não atrapalhar principal obra do PAC no Rio de Janeiro. Para isso, disse que vai cercar, com "placas de ferro", brejo onde vive a Physalaemus soaresi, espécie ameaçada de extinção.

Redação ((o))eco ·
29 de setembro de 2009 · 16 anos atrás

Carlos Minc (Meio Ambiente) disse nesta segunda que o Instituto Chico Mendes pode isolar com “placas de ferro” o brejo onde se reproduzem as pererecas Physalaemus soaresi na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica. A medida mirabolante deixaria do lado de fora o canteiro de obras do Arco Metropolitano e evitaria a paralisação da obra.

“Com a cerca de ferro, as pererecas poderão continuar a se reproduzir, e vamos assim concluir essa importante obra para tirar o transporte pesado da ponte e da Av. Brasil, ajudando a diminuir a poluição atmosférica da capital”, afirmou o ministro em nota do Ministério do Meio Ambiente.

Maior obra pública do Programa de Aceleramento do Crescimento no estado do Rio de Janeiro, com orçamento de R$ 1 bilhão, o Arco Metropolitano ligará o Porto de Itaguaí ao município de Itaboraí.

A possibilidade de extermínio da espécie vem sendo denunciada por O Eco desde julho, bem como as ameaças ao peixe Leptolebias minimus e à integridade da própria área protegida.

Saiba mais:
Uma rã carioca marcada para morrer
Mais uma espécie ameaçada pelo PAC

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.