Notícias

Mata é seca, mas é Atlântica

ONGs denunciam ao Ministério do Meio Ambiente lobby do setor privado para retirar mata seca de Minas Gerais da classificação de Mata Atlântica no mapa do IBGE. Intenção é abrir portas para a indústria do carvão.

Redação ((o))eco ·
6 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
foto: José Luiz Vieira

ONGs encaminharam hoje um documento ao Ministério do Meio Ambiente e Secretaria de Meio Ambiente de Minas questionando possíveis mudanças no mapa do IBGE que informa a abrangência da Mata Atlântica naquele estado.

Conforme o comunicado enviado a O Eco pelas entidades, a “indústria de desmatamento” regional tem levado proprietários rurais e produtores de ferro-gusa a pressionar pela retirada do mapa porções de Mata Seca do norte mineiro. Assim poderão ser mais facilmente desmatadas para produção de carvão. “As pressões estão diretamente ligadas a interesses econômicos inconformados com as limitações impostas pela legislação e por multas aplicadas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente em função de desmatamentos efetuados para expansão de fronteira agrícola e carvojeamento”, diz o ofício.

Conforme o Instituto Estadual de Florestas, o consumo de carvão vegetal em Minas Gerais foi de 23 milhões de metros cúbicos em 2008 – por volta de 45% de florestas nativas. E desse total, em Minas Gerais produziu 3,56 milhões de metros cúbicos, ou cerca de 15%. O restante veio de outros estados. 

Segundo Renato Cunha, coordenador nacional da Rede de ONGs da Mata Atlântica, Minas já perdeu mais de 80% de suas florestas originais, logo, há áreas desmatadas mais do que suficientes para atividades econômicas, como plantio de árvores para produção de carvão. “Esperamos que os órgãos de meio ambiente não aceitem essas pressões”, disse.

Leia mais
Desmatamento à mineira
Quando a mata seca

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal

Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF

Notícias
12 de dezembro de 2025

“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros

Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia

Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.