Notícias

Alienação climática

Pesquisa de opinião mostra que os americanos estão cada vez mais descrentes em relação à importância das mudanças climáticas. Entre os políticos, o ceticismo é maior.

Redação ((o))eco ·
23 de outubro de 2009 · 15 anos atrás

Mesmo sabendo que o público americano costuma ser bastante maleável em pesquisas de opinião, uma que saiu nesta semana deixou muitos ambientalistas preocupados. A pesquisa, conduzida pela Pew Research Center e entrevistou 1500 adultos em três semanas, concluiu que houve uma queda substancial no número de americanos que acreditam que o aquecimento global está ocorrendo e que isso seja um problema sério. Cerca de 57% dos entrevistados declararam que a Terra está mais quente. Em abril de 2008 esse percentual era de 71%. Nas primeiras quatro edições da pesquisa, aqueles que acreditam que o aquecimento global é causado pela mão do homem variava de 41 a 50%. Nesta edição o índice caiu para 36%.

Entre os partidos políticos, a queda foi ainda mais acentuada quando o assunto eram as evidências concretas de mudanças climáticas em curso. Dos 75% que acreditavam já haver provas reais de que o mundo está mudando, agora só 53% concordaram com isso. Entre os democratas, a redução foi de 83% para 75% e, entre republicanos, de 49% para 35%. Mas houve alguns alentos. Segundo a pesquisa, 50% dos americanos apóiam que as emissões de gás carbônico sejam limitadas e que as empresas arquem com os custos da redução do CO2, mesmo que isso acarrete em elevação dos preços de energia. E 56% da população acham que os Estados Unidos deveriam estabelecer metas de redução, como estão fazendo outros países.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.