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IPI “verde” sobre carros? Uma ideia Tabajara

O governo pensa em estender aos carros a redução "verde" do IPI. Mas essa não é a melhor maneira de incentivar o uso de veículos menos poluentes. Há propostas mais efetivas.

Eduardo Pegurier ·
31 de outubro de 2009 · 15 anos atrás

O governo pensa em estender aos carros a redução “verde” do IPI. Mas essa não é a melhor maneira de incentivar o uso de veículos menos poluentes. Proponho duas taxas que só deveriam ser introduzidas se outras duas, pelo menos, fossem retiradas, para não piorar o nosso cipoal de impostos. São elas:

  • Um imposto ambiental sobre combustíveis, cobrado por litro. Substituiria a atual CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) com o objetivo de taxar a produção de poluentes derivados da gasolina, álcool e diesel. A destinação da receita deveria ser também ambiental.

 

  • Um imposto sobre o uso do carro, o chamado pedágio urbano. Esse teria o intuito de pagar pela manutenção da rua e evitar congestionamentos. Seria variável de acordo com a hora e local. Quem usa pouco ou, por exemplo, vai para o trabalho alternando com vizinho, paga menos.

Esses dois impostos são mais eficazes porque atacam a intensidade do uso  e não a simples posse, como o IPI ou o atual IPVA que, por incrível que pareça, cai quanto mais velho for o carro, beneficiando tecnologias ultrapassadas até a isenção total quando o dito completa 15 anos. Um imposto ambiental sobre gasolina é simples de cobrar e pune os carros beberrões. Já o pedágio urbano ficou fácil de implementar com o barateamento de chips, redes de comunicação e GPS.

Ele está a caminho:

“Fatalmente vamos chegar a esse tipo de restrição (o pedágio urbano)”, avalia o engenheiro de Tráfego Francisco Moreno, que presta consultorias para a Prefeitura de São Paulo e para o governo do Estado.

Minha coluna de 2007 sobre o assunto já apostava nisso, pois é a única solução definitiva para engarrafamentos.

Por fim, utilitários deveriam ter seu chip calibrado para pagar um imposto mais alto. Toda vez que saem à rua, usam mais espaço, desgastam mais a pavimentação e aumentam o risco de ferimentos em acidentes com carros pequenos.

  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

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