Os americanos ultrapassaram uma barreira curiosa nesse início de ano. Nas resoluções das pessoas para 2010, mais da metade, ou 53%, citaram algum objetivo ligado ao meio ambiente.Em 2009, esse número foi de 49%. Mais de três quartos querem economizar energia, reciclar mais e comprar de empresas socialmente responsáveis; 72% pretendem levar as próprias sacolas para o supermercado, comparado a apenas 42% em 2008.
Méritos de cada um a parte, é interessante lembrar o conceito da curva de kuznets ambiental. Segundo ele, nos primeiros estágios de desenvolvimento econômico os países poluem muito, mas à medida que ficam ricos essa relação se inverte: o crescimento da renda leva a uma queda da poluição. Uma das razões para esse efeito é a mudança das preferências. Quanto menos preocupados com necessidades básicas, mais estamos interessados em proteger a natureza mudando hábitos ou votando em candidatos que defendem uma agenda nesse sentido.
Mas voltando às resoluções de fim de ano, tenho três pequenas metas pessoais para 2010:
Dar tudo o que eu não uso: o que inclui principalmente objetos, livros já lidos e roupas. Não necessariamente essas coisas são velhas, porém podem ter sido compras das quais me arrependi por alguma razão. O resultado é criar espaço, simplificar a vida e, além de fazer algum bem a quem ganhar, evita uma compra repetida.
Produzir menos lixo: impressiona a quantidade de lixo gerada em uma casa de apenas duas pessoas. Me parece que o truque é comprar melhor qualidade e menos quantidade, para usar tudo até o finzinho. Reduzir a quantidade de embalagem nas compras também parece fundamental.
Por fim, comer menos carne de qualquer tipo. Não sou vegetariano nem pretendo me tornar um. Mas excesso de proteína animal não faz nenhum bem à saúde e a criação de bois, galinhas e porcos consome muito mais recursos do que a produção de vegetais.
Todas as três metas podem ser classificadas como situações ganha-ganha. Ou seja, me beneficio e ao mesmo tempo reduzo minha pegada ambiental.
Outras sugestões?
Aproveitando, um feliz 2010!
Leia também
STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal
Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida →
Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas
EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático" →
Uma nova e rara espécie de bromélia que pode estar condenada pela mineração
Recém-descoberta, a minúscula planta é encontrada apenas na Serra do Pires, em Congonhas, Minas Gerais, e pode desaparecer junto com apetite da exploração mineral →





