Salada Verde

O preço do petróleo

Filme premiado estréia nesta sexta para revelar mazelas em décadas de exploração de petróleo na amazônia equatoriana. Veja trailer .

Salada Verde ·
11 de janeiro de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 
Com estréia prevista para esta sexta (15) e dirigido pelo jornalista e fotógrafo Joe Berlinger, o filme Crude é um petardo socioambiental sobre as mazelas da exploração de petróleo na Amazônia, mais especificamente em matas e unidades de conservação do Equador, onde 30 mil indígenas batem de frente com as gigantes Chevron e Texaco. Décadas de derrames de óleo, contaminações, doenças,  morte e manipulação de dados científicos permeiam a premiadíssima produção, que mergulha no submundo das grandes corporações para mostrar seus métodos de cooptação de governantes e para escantear populações pobres ou tradicionais em nome do maior e mais rápido lucro possível. Confira o vídeo promocional acima (em inglês), e mais informações aqui.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal

Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08)

Externo
31 de agosto de 2026

Os desafios da sinergia ambiental global ao fim da COP17

Realizada na Mongólia, a COP17 terminou sem consenso sobre a integração ambiental global, travada por países desenvolvidos

Reportagens
28 de agosto de 2026

Paulo Artaxo explica o El Niño no Brasil em entrevista ao Vozes do Planeta

Fenômeno deve ganhar força até outubro e expõe vulnerabilidade do agronegócio e da infraestrutura urbana, afirma o climatologista da USP no novo episódio do podcast

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.