A União Européia anunciou esta semana que destinará 375 milhões de dólares – somando recursos públicos e privados – em pesquisas para melhorar a eficiência energética de caminhões pesados e veículos de passageiros. Atualmente, estes veículos consomem 28% do total de combustível produzido. Com o investimento, a EU espera que 100 milhões de litros de gasolina e diesel sejam economizados diariamente, reduzindo, assim, as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua queima em 20% até 2030. Nove empresas foram selecionadas. Elas desenvolverão projetos em várias áreas, como aerodinâmica, menor consumo e valorização dos resíduos resultantes da queima, por exemplo.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção
Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →
Proteger a biodiversidade exige conectar territórios
Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →
MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade
Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

