Notícias

Consumo de energia cresce com calor

Em dezembro, consumo de energia elétrica subiu 8,4%, principalmente no Sudeste onde as temperaturas ficaram acima do normal. Em 2009, crise reduz demanda.

Redação ((o))eco ·
25 de janeiro de 2010 · 16 anos atrás

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia, o consumo nacional de energia elétrica teve “um forte crescimento” em dezembro: 8,4% sobre igual período de 2008. As categorias de consumo que mais chamam atenção são as de residencial e comercial, cujas taxas foram de 11,7% e 13,4% respectivamente. A região Sudeste foi a maior responsável pelos resultados. As altas temperaturas do verão estão por trás do estímulo ao consumo de energia elétrica. Apesar do consumo nacional de energia elétrica ter crescido em dezembro, o consolidado do ano mostra decréscimo de 1,1%. Isso porque, o mercado brasileiro de energia elétrica sofreu forte impacto da crise econômica, com efeitos principalmente sobre o consumo industrial.

fonte: EPE

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
9 de abril de 2026

ATL: Indígenas tomam as ruas de Brasília pedido demarcação

Segunda marcha do Acampamento Terra Livre 2026 reuniu povos indígenas de todo o país nesta quinta-feira (09); Veja fotos

Colunas
9 de abril de 2026

O capitão Kirk e o papagaio engaiolado

A morte do cão Orelha causou indignação nacional. Estamos maduros para falar da morte e cativeiro de milhares de papagaios e outros bichos?

Salada Verde
9 de abril de 2026

Povos indígenas propõem plano global para eliminação dos combustíveis fósseis durante ATL

Documento apresentado durante mobilização em Brasília propõe zonas livres de exploração e coloca territórios tradicionais no centro da estratégia climática global

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.