Tramita na Câmara um projeto de lei que pode vincular a concessão de crédito rural à adoção de energia solar. Segundo o PL 6529/2009, de autoria do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), as propriedades rurais que demandarem energia elétrica terão de instalar sistemas de aquecimento de água ou geração de energia por fontes solares para receberem o crédito. O projeto também autoriza o Poder Executivo a aumentar em 50% a subvenção ao crédito rural destinado ao financiamento de equipamentos para captação da energia do sol. Apesar da ótima idéia, o PL traz uma exceção perigosa: estão liberadas da obrigatoriedade as propriedades localizadas em áreas cujo aproveitamento da energia solar for economicamente desvantajosa para o produtor rural.
– Leia a íntegra do PL 6529/2009 aqui.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)
Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia →
Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026
Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas →
Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente
Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade →

