Notícias

Multa para os sujões

Praia Grande, no litoral de São Paulo, estipula multa para quem for pego jogando lixo pela janela do carro.

Redação ((o))eco ·
25 de março de 2010 · 16 anos atrás

Cena comum em rodovias, estradas e ruas brasileiras é gente jogando lixo pela janela do carro. Praia Grande, no litoral paulista, tomou uma medida radical que deveria ser imitada em todo o país. Afinal, como diz o ditado popular, o órgão mais sensível do corpo é o bolso. Uma lei municipal recentemente aprovada prevê multa para quem for pego jogando resíduos nas praias e calçadas pelas janelas dos carros.

Mas nem tudo é repressão, por isso a legislação também cria um dia municipal da limpeza, que será lembrado anualmente no terceiro sábado de setembro, e prevê palestras, discussões e oficinas para promover a limpeza do ambiente urbano.




O valor das multas será fixado em decreto. Confira o texto da lei aqui. Em nota da prefeitura, a secretária de Serviços Urbanos, Raquel Auxiliadora Chini, destaca que a ajuda da população é fundamental para a manutenção da Cidade. “A administração investe nos trabalhos diários de limpeza, mas a participação dos munícipes é essencial. Não jogando lixo na rua evita-se diversos problemas, como canais e bocas-de-lobo obstruídos, além de criadouros de mosquitos e demais insetos”. (Aldem Bourscheit)

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
18 de março de 2026

Ponte do Futuro rasga habitat de primatas ameaçados na Paraíba

Governo da Paraíba ignora alternativas de traçado e desmata área-chave para sobrevivência de macaco-prego-galego e outras espécies sob risco de extinção

Salada Verde
18 de março de 2026

Avanço do desmatamento em restingas da Mata Atlântica preocupa ambientalistas

Mais de 70% do desmatamento registrado neste ecossistema entre 2023 e 2024 aconteceu no Ceará, mostra estudo. Expansão imobiliária e agricultura são vetores

Análises
18 de março de 2026

Parque Estadual do Morro Grande: uma caminhada que recomeça

Enquanto permaneceu como Reserva Florestal, a área nunca foi efetivamente tratada como um espaço especialmente protegido

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.