![]() |
Começou oficialmente hoje (14), em São Paulo, o Avistar 2010 – 5º Encontro Brasileiro de Observação de Aves. Na programação, estão previstas palestras, lançamento de livros, saídas para identificação de aves e exposição de fotos, além de uma grade paralela de eventos, voltada para o público infantil. Durante o encontro também serão realizadas três saídas a campo: para observar os guarás vermelhos e outras aves nos manguezais de Santos e Cubatão; outra nas matas de restinga de Itanhaém, onde vive o papagaio-de-cara-roxa, ave ameaçada de extinção; e outra logo ali, no Jardim Botânico de São Paulo, onde será percorrida uma trilha que normalmente é aberta apenas para pesquisa. Uma boa oportunidade de conhecer mais sobre a prática de birdwatcher e sobre as espécies paulistas. (Cristiane Prizibisczki)
A programação completa do evento pode ser acessada no site do evento,
Leia mais:
– Um dia de birdwatcher
– Avistar 2010
– Olhos bem atentos na conservação
– Vôo Alto
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
A Natureza da Conversa #6 – Como mapear e rastrear o gado, a madeira e o ouro na Amazônia
Existem hoje três principais frentes de desmatamento na Amazônia: a pecuária, a exploração ilegal de madeira e o garimpo →
Amazônia registra menor desmatamento em unidades de conservação federais desde 2008
As UCs tiveram 111 km² desmatados em 2026, menor área da série histórica; Na Amazônia, a redução foi de 17%; no Cerrado, de 8%, em 2026, na comparação com o ano anterior →
Políticas alimentares foram ‘totalmente degradadas’ sob Bolsonaro, afirma secretária
Ana Terra Reis, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, fala sobre os desafios da agricultura familiar diante das disputas territoriais em plena crise climática →

