![]() |
A Aliança da Caatinga – uma iniciativa de diversas instituições formada em 2007 para a conservação do bioma da Caatinga – lançou o 2º edital do Programa de Incentivo à Conservação em Terras Privadas na Caatinga, patrocinado pela empresa de energia MPX, controlada pelo empresário Eike Batista.
Até o dia 31 de março de 2011, podem ser encaminhadas propostas de apoio à criação e gestão de RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Particular) dentro dos limites do bioma caatinga no estado do Ceará. Considerando que os poucos remanescentes das florestas da Caatinga estão localizadas em propriedades rurais, o estabelecimento de RPPN é extremamente importante como estratégia para conservação desse bioma, por fornecer serviços ambientais essenciais como manutenção de mananciais de água, proteção dos solos e equilíbrio do clima.
O 2º Edital apoiará projetos de criação e gestão de RPPN, contemplará quatro projetos para a elaboração de plano de manejo, consolidando a proteção 899 hectares de RPPN já existentes, bem como apoiará dois projetos para construção e reforma de cercas, contribuindo para a manutenção da integridade de duas RPPN que juntas somam 6.352 hectares. No geral esses projetos contribuirão para a conservação de aproximadamente 7.781 hectares de Caatinga em nove municípios do estado do Ceará.
Segundo o edital, entre os principais resultados esperados nesta nova etapa do Programa estão: a criação de no mínimo 10 novas RPPN, a elaboração e implementação de plano de manejo favorecendo a gestão ambiental em 13 propriedades com RPPN e o suporte para regularização de reservas legais e áreas de preservação permanente dentro e no entorno das propriedades rurais com RPPN estabelecidas.
Para baixar edital, entre no site http://www.acaatinga.org.br/alianca.php ? Informações ? Arquivos para download
Para importância das RPPNs, acesse
20 anos de RPPN no Brasil; pouca idade, grande proteção
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →






