Salada Verde

Instituto Escolhas abre edital para bolsas de pesquisa sobre a Caatinga

Programa é voltado para estudantes de pós graduação nascidos ou que estejam matriculados em instituições de ensino localizadas da região nordeste; inscrições estão abertas até 31 de março

Vinicius Nunes ·
20 de janeiro de 2026
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Instituto Escolhas anunciou novo edital para bolsas de pós-graduação para a Cátedra de Economia e Meio Ambiente – Edição Caatinga. A iniciativa é voltada a estudantes de mestrado e doutorado nascidos na região nordeste, e que estejam matriculados em instituições de ensino na região. As inscrições vão até o dia 31 de março.

O programa é indicado para pesquisadores vinculados a cursos de economia ou programas interdisciplinares cuja linha de pesquisa esteja em economia. Pesquisas relacionadas à Caatinga terão prioridade, mas o instituto reforça que trabalhos ligados à outros biomas do nordeste brasileiro também serão considerados no processo seletivo.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Os selecionados receberão bolsas mensais de 2.520 para o mestrado e 3.100 para doutorandos. O edital para o programa de bolsas pode ser conferido neste link.

Criado em 2015, o Instituto Escolhas é uma associação civil sem fins lucrativos, que busca promover o debate sobre questões referentes à sustentabilidade à luz de impactos econômicos, sociais e ambientais. Esta é a segunda edição do edital com foco em linhas de pesquisa voltadas ao bioma da Caatinga.

  • Vinicius Nunes

    Cientista Social pela FGV/CPDOC e estudante de Jornalismo na ESPM-Rio. Entusiasta da pauta ambiental, política e esportes.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
22 de maio de 2026

O papel das pessoas na recuperação de um rio

A transformação do Córrego Tiquatira de esgoto a céu aberto a parque, repleto de gente e atividades revela um componente essencial: o pertenciment

Salada Verde
22 de maio de 2026

STF valida redução de área protegida no Pará para abrir caminho à Ferrogrão

Supremo considera constitucional mudança nos limites do Parque Nacional do Jamanxim, em decisão que favorece projeto ferroviário alvo de críticas socioambientais

Reportagens
22 de maio de 2026

Arborização urbana esbarra na falta de continuidade das prefeituras

Metas e dispositivos legais existem, mas a falta de coordenação, orçamento próprio e problemas de gestão figuram como grandes empecilhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.