Notícias

A Groelândia está virando água

Estudo mostra que degelo atingiu seu recorde em 2010. Período do derretimento começou mais cedo do que o previsto e terminou mais tarde.

Felipe Lobo ·
20 de janeiro de 2011 · 14 anos atrás
Especialista do WWF acredita que aumento do nível do mar pode chegar a um metro em 2100. Foto: M. Tedesco.

O degelo na Groenlândia bateu o seu recorde em 2010. Este é o principal resumo de um estudo realizado pelo Laboratório de Processos da Criosfera na City College of New York (CCNY – CUNY, em inglês), que avalia as variáveis capazes de afetar o derretimento. A resposta para o fenômeno é simples: no último ano, o gelo começou a se transformar em água no final de abril e apenas parou no meio de setembro, configurando um início adiantado e término tardio. Ao todo, o foram 50 dias a mais do que o usual.

Patrocinado pelo WWF, Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF, na sigla em inglês) e NASA, o documento mostra que as temperaturas no verão subiram três graus acima da média na região, além do fato de que nevou menos. Nuuk, a capital da Groenlândia, não passava por um verão e primavera tão quentes desde 1873.  O gráfico ao lado mostra o aquecimento anormal do continente gelado.

Um outro problema, de acordo com o dr. Marco Tedesco, chefe do grupo de cientistas a frente da pesquisa, foi a maior exposição do gelo nu, muito mais negro do que a neve e capaz de absorver maiores quantidades de raios solares. Ou seja, ele esquenta, derrete e vai em direção ao mar. Os resultados foram descobertos após análises das temperaturas na superfície das camadas de gelo com auxílio de dados de satélites.

Para o doutor Martin Sommerkorn, especialista em clima do WWF, o aumento do nível do mar será assustador no fim do século. “A expectativa é que chegue até um metro em 2100, muito em função do degelo. E não vai parar por aí – quando mais tempo levarmos para mitigar a produção de gases do efeito estufa, teremos mais degelo e aumento do nível das águas”.

Fenômeno aconteceu porque o derretimento do gelo começou mais cedo e acabou mais tarde do que a média histórica. Foto: M. Tedesco.
Gelo nunca derreteu tanto na Groenlândia como em 2010. Foto: M. Tedesco.

Vídeo produzido pelos pesquisadores mostram o ritmo de derretimento

 

Leia Também
Derretimento crescente no mar Ártico

Assista a animação abaixo (roteiro: Gustavo Faleiros/ edição e narração: Juliana Mori

  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Salada Verde
9 de maio de 2025

Consulta pública do MMA busca definir novo Plano de Dados Abertos

Cidadãos e organizações podem participar da elaboração do PDA até 21 de maio de 2025. Objetivo é dar maior transparência e acessibilidade dos dados ambientais

Notícias
8 de maio de 2025

Alertas de desmatamento na Amazônia aumentam 55% em abril

Apesar da taxa do Deter no acumulado do ano mostrar estabilidade, com queda de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, alta do desmatamento na Amazônia em abril liga alerta

Reportagens
8 de maio de 2025

A tragédia do plástico num santuário de aves marinhas

Esse e outros resíduos já contaminaram animais e ambientes na Baía de Paranaguá, de praias a ilhas e unidades de conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.