Notícias

Bola dentro

De volta de uma longa e penosa viagem, começo a botar minha leitura atrasada em dia. Li hoje aqui em OECO, um post recente informando que  o Instituto Chico Mendes incorporou a Fazenda Trijunção ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Se estivesse vivo, Graciliano Ramos agradeceria penhorado! 

Redação ((o))eco ·
10 de fevereiro de 2011 · 15 anos atrás

 

De volta de uma longa e penosa viagem, começo a botar minha leitura atrasada em dia. Li hoje aqui em OECO, um post recente informando que  o Instituto Chico Mendes incorporou a Fazenda Trijunção ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas (http://www.oeco.com.br/salada-verde/24667-grande-sertao-veredas-826-hectares-desapropriados).  
Não posso deixar de comentar e elogiar o evento. Está de parabéns o Instituto Chico Mendes. Estive na Trijunção há dez anos atrás. Na ocasião fiquei impressionado de ver que seu manejo, do ponto de vista da conservação, deixava a maioria dos Parques Nacionais do Brasil no chinelo. Havia ali um programa consistente de reintrodução de espécies nativas, fiscalização atuante e diversas pesquisas em andamento. Fui acompanhado na visita por dois diretores de Parques Nacionais sul-africanos- que ficaram encantados com a Fazenda- e pelo consultor contratado pela propriedade para orientar suas atividades de manejo. Esse consultor,  pela experiência e conhecimento que tem, mostra por si só a seriedade do projeto executado na Trijunção:.era Eduardo Martins, ex-presidente do WWF-Brasil e do IBAMA.
Bato palmas para a iniciativa e arrisco a afirmar que o Parque Nacional Grande Sertão Veredas não só ficou maior com a desapropriação. Ficou também MUITO MELHOR.

Leia também

Reportagens
5 de fevereiro de 2026

Lei Geral do Licenciamento em vigor trará prejuízos econômicos, alertam ambientalistas 

Especialistas analisam o cenário de insegurança jurídica com o desmonte de uma legislação fundamental ao desenvolvimento do país em quatro décadas de redemocratização

Notícias
4 de fevereiro de 2026

Indígenas mantêm ocupação do acesso ao porto da Cargill em protesto contra hidrovias

Povos do Baixo Tapajós ocupam há mais de duas semanas a entrada do terminal da Cargill em Santarém, em Santarém, contra dragagem do rio Tapajós

Salada Verde
4 de fevereiro de 2026

Sociedade civil reivindica participação no Mapa do Caminho para fim dos combustíveis fósseis

Mais de 100 organizações enviam carta a embaixador Corrêa do Lago pedindo que criação do roteiro seja “processo político real e inclusivo”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.