Notícias

Mudança de paisagem

O governo do Rio Grande do Sul vai realizar um seminário sobre reflorestamento e desenvolvimento sustentável no dia 30 de março, em Porto Alegre. Estarão presentes especialistas de vários estados para discutir as oportunidades de negócio com madeira. Floriano Isolan, ex-secretário da Agricultura e atual diretor de fomento florestal de Caxias do Sul (RS) anunciou que seu estado importará um volume de madeira equivalente a uma floresta de dez mil hectares, vindos especialmente de Santa Catarina e Paraná. Ele afirmou que o reflorestamento, principalmente de eucalipto, é a melhor alternativa para os produtores rurais da metade sul do estado e que pode mudar a economia local. O Rio Grande do Sul tem apenas 2% de sua área ocupada com florestas plantadas, ou 400 mil hectares. Para Floriano, esse número pode ser dobrado sem nenhum prejuízo ambiental. Até agora 156 projetos de plantio já foram autorizados pelo estado e outros 100 estão sendo analisados.O eucalipto é usado para a fabricação de papel e celulose, mercado que deve crescer nos próximos anos no país.

Carolina Elia ·
11 de março de 2005 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
18 de setembro de 2026

Na Amazônia, zonas eleitorais com mais evangélicos e brancos tendem a votar em candidatos contra o clima 

Análise exclusiva da InfoAmazonia cruza dados eleitorais e demográficos e identifica associação entre composição racial e religiosa das zonas eleitorais amazônicas e a queda no alinhamento à pauta climática

Colunas
18 de setembro de 2026

Duas cartas e uma conta que não fecha

No primeiro semestre deste ano, foram publicados dois importantes estudos relativos à conservação no Brasil e realizados dois fóruns igualmente importantes

Salada Verde
18 de setembro de 2026

91% dos brasileiros consideram importante que candidatos apresentem propostas climáticas

Pesquisa Ipsos encomendada pelo Observatório do Clima ouviu 1.800 pessoas e mostra que 62% consideram o tema muito importante; Veja Levantamento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.