Hoje você vai encontrar ((o))eco de cara nova. O site está mais leve e colorido. Sua divisão principal agora é feita por temas. Aqui em cima, na horizontal, eles começam em Alimentos e seguem por Amazônia, Aventura, Bicicletas, Cidades, Clima e Energia, Conservação, Oceanos e Política Ambiental. Logo abaixo, há uma segunda linha com a nossa estrutura tradicional: Notícias, Fotografia, Colunas e Blogs, Reportagens, Multimídia e Agenda.
A mudança é para facilitar a vida do leitor. Em 2011 ((o))eco completa 7 anos de dedicação ao jornalismo ambiental. Durante esse tempo, entre textos, fotos e vídeos produzimos cerca de 20 mil matérias, tornando o site não só uma fonte de acontecimentos novos como também um rico estoque de conteúdo que é lido e pesquisado diariamente por milhares de pessoas.
Outro motivo para a roupa nova é o aumento da nossa abrangência. Em 2010, nasceu ((o))eco Amazonia, um site dedicado a cobrir a panamazônia, a grande floresta que desconhece fronteiras e adentra 9 países. Dada essa característica, o site é publicado em português, inglês e espanhol. Com ele, ganhamos atenção internacional e nos tornamos parceiros do jornal inglês Guardian. Outras parcerias internacionais e nacionais vem por aí.
Do outro lado, para cobrir a rotina nas cidades e maneiras de torná-la menos agressiva à natureza e a nós mesmos, criamos o ((o))ecocidades. Junto com ele veio o Outras Vias, que cobre um segmento cada vez maior de brasileiros, os ciclistas e cicloativistas. Em 2011, esse movimento de abarcar mais segmentos ligados ao ambientalismo continua. Queremos explorar as possibilidades de ecoturismo e de aventuras, principalmente por esse imenso Brasil afora. Outra meta é pegar no pé dos políticos. De nada adianta alertar ou gritar pela natureza se não forem expostos também os processos que geram as leis que a protegem ou a entregam de bandeja.
Nada disso muda o essencial: ((o))eco continua ligado na natureza e às suas questões, onde quer que elas estiverem. Ouvimos todas as opiniões, até as controversas ou contrárias ao nosso ponto de vista. Mas um dos papeis da imprensa é dar voz a quem não tem voz. No nosso caso, a principal missão é dar voz a bichos e plantas, através daqueles que se interessam em protegê-los. Nos sentimos realizados quando a cumprimos através de textos envolventes e que mostrem o caminho para soluções.
Como em qualquer mudança, nos primeiros dias, o novo site deve apresentar problemas imprevistos. Para corrigi-los, sua participação é fundamental. Você gostou da mudança? Ela facilitou sua navegação no site? Não deixe de nos mandar as suas sugestões, opiniões e de apontar falhas escrevendo para o email [email protected]. Afinal, todo o esforço técnico e de mudança do design do site foi feito para agradar a você, leitor de ((o))eco.
Leia também
Greenpeace critica saída da ABIOVE da Moratória da Soja após fim de benefícios fiscais em MT
Associação abandonou acordo de desmatamento zero após entrada em vigor da Lei 12.709/2024; Greenpeace afirma que decisão é empresarial e alerta para riscos ambientais e reputacionais →
Caminhos para a integração da Ecologia com a Sociobiodiversidade
Ficou no passado a visão de lidar com as questões ambientais separando as pessoas, a biodiversidade, a estrutura do ambiente e o clima →
Parque Nacional do Iguaçu bate recorde com mais de 2 milhões de visitantes em 2025
O lar das Cataratas do Iguaçu recebeu 2.058.539 visitantes ao longo do ano de 207 países e chega ao maior patamar da história. Maioria dos turistas é de origem do Brasil →





