Hoje você vai encontrar ((o))eco de cara nova. O site está mais leve e colorido. Sua divisão principal agora é feita por temas. Aqui em cima, na horizontal, eles começam em Alimentos e seguem por Amazônia, Aventura, Bicicletas, Cidades, Clima e Energia, Conservação, Oceanos e Política Ambiental. Logo abaixo, há uma segunda linha com a nossa estrutura tradicional: Notícias, Fotografia, Colunas e Blogs, Reportagens, Multimídia e Agenda.
A mudança é para facilitar a vida do leitor. Em 2011 ((o))eco completa 7 anos de dedicação ao jornalismo ambiental. Durante esse tempo, entre textos, fotos e vídeos produzimos cerca de 20 mil matérias, tornando o site não só uma fonte de acontecimentos novos como também um rico estoque de conteúdo que é lido e pesquisado diariamente por milhares de pessoas.
Outro motivo para a roupa nova é o aumento da nossa abrangência. Em 2010, nasceu ((o))eco Amazonia, um site dedicado a cobrir a panamazônia, a grande floresta que desconhece fronteiras e adentra 9 países. Dada essa característica, o site é publicado em português, inglês e espanhol. Com ele, ganhamos atenção internacional e nos tornamos parceiros do jornal inglês Guardian. Outras parcerias internacionais e nacionais vem por aí.
Do outro lado, para cobrir a rotina nas cidades e maneiras de torná-la menos agressiva à natureza e a nós mesmos, criamos o ((o))ecocidades. Junto com ele veio o Outras Vias, que cobre um segmento cada vez maior de brasileiros, os ciclistas e cicloativistas. Em 2011, esse movimento de abarcar mais segmentos ligados ao ambientalismo continua. Queremos explorar as possibilidades de ecoturismo e de aventuras, principalmente por esse imenso Brasil afora. Outra meta é pegar no pé dos políticos. De nada adianta alertar ou gritar pela natureza se não forem expostos também os processos que geram as leis que a protegem ou a entregam de bandeja.
Nada disso muda o essencial: ((o))eco continua ligado na natureza e às suas questões, onde quer que elas estiverem. Ouvimos todas as opiniões, até as controversas ou contrárias ao nosso ponto de vista. Mas um dos papeis da imprensa é dar voz a quem não tem voz. No nosso caso, a principal missão é dar voz a bichos e plantas, através daqueles que se interessam em protegê-los. Nos sentimos realizados quando a cumprimos através de textos envolventes e que mostrem o caminho para soluções.
Como em qualquer mudança, nos primeiros dias, o novo site deve apresentar problemas imprevistos. Para corrigi-los, sua participação é fundamental. Você gostou da mudança? Ela facilitou sua navegação no site? Não deixe de nos mandar as suas sugestões, opiniões e de apontar falhas escrevendo para o email [email protected]. Afinal, todo o esforço técnico e de mudança do design do site foi feito para agradar a você, leitor de ((o))eco.
Leia também
Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal
Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF →
“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros
Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana →
Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia
Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência →




