Notícias

Salmão pirata

O Ministério Público do Estado de Pernambuco começou a apurar as denúncias feitas pela revista Época em agosto de 2003 sobre publicidade enganosa e riscos à saúde do salmão vendido no Brasil. A reportagem afirmava que esse tipo de peixe é colorido artificialmente com substâncias que, em larga escala, podem causar problemas de visão e alergias. A prática de tingir o salmão se deve ao fato de que, quando criado em cativeiro, o peixe não consegue adquirir sua cor natural - conseqüência de uma alimentação em águas oceânicas rica em camarão e krill. Por isso, ele fica acinzentado e vale muito menos no mercado. Quase todo o salmão consumido no Brasil vem de fazendas subaquáticas americanas, onde 95% dos peixes dessa espécie são coloridos artificialmente. O MP Federal ainda não entrou no caso porque não o considera de interesse da União. A procuradora do MP de Recife vem pedindo registros de investigação em diversos estados para saber se já houve outros pedidos de apuração no Brasil.

Redação ((o))eco ·
22 de março de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
31 de março de 2026

Governo acelera obras na BR-319 antes de resolver entraves ambientais

Com R$ 678 milhões em licitação, intervenções avançam na rodovia entre Manaus e Porto Velho; Edital para pavimentação do trecho do meio está previsto para sair em abril

Reportagens
31 de março de 2026

Entre ficar e sair: os desafios da juventude nas comunidades da Amazônia

Falta de educação, poucas oportunidades e ausência de políticas públicas impulsionam o êxodo rural entre jovens nas comunidades do Rio Arapiuns, no oeste do Pará

Reportagens
31 de março de 2026

Jornalismo ambiental em tempos de crise planetária: entre o sinal de alerta e a esperança

Fórum Internacional realizado na Itália reafirma a importância do acesso à informação qualificada diante de riscos socioambientais globais que se somam às guerras e à desinformação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.