Notícias

Na Zona Sul carioca, 283 vias de escalada

Lançado na última semana, Guia de Escaladas da Zona Sul e das Ilhas Costeiras do Rio de Janeiro mostra em detalhes as oportunidades para o esporte na cidade.

Felipe Lobo ·
9 de maio de 2011 · 12 anos atrás
No último domingo (01/05), a Abertura da Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro, na Praia Vermelha (bairro da Urca), teve um atrativo especial: o lançamento do “Guia de Escaladas da Zona Sul e das Ilhas Costeiras do Rio de Janeiro”, de André Ilha, Diretor de Biodiversidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e Kika Bradford. Ao todo, 283 vias de escalada em 11 diferentes montanhas na Zona Sul da cidade são descritas em detalhes, assim como seis ilhas costeiras e inúmeras falésias (pequenas paredes isoladas).

As condições amigáveis para o esporte, além das inigualáveis belezas naturais e paisagens cinematográficas atraem escaladores de todo o planeta, que têm a oportunidade de conhecer grande variedade de cenários e tipos de faces. Tudo isto separado por apenas alguns quilômetros de distância, facilmente percorridos. Uma das metas da publicação é convocar o maior número de pessoas para a prática segura do esporte, além de incrementar o turismo no Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O livro cita as características, com explicações ricas e precisas, sobre cada um dos endereços escolhidos (sempre em inglês e português), e ainda apresenta cuidadosos fotodiagramas para indicar com segurança a localização. As páginas, é claro, são recheadas com belas fotografias de diferentes ângulos, com o intuito de transmitir a diversidade da escalada na Zona Sul do município carioca.  Com 320 páginas, o guia pode ser encontrado, por exemplo, na Equinox (loja física e virtual) e Livraria Leonardo da Vinci.

Links Externos:

Zona Sul do Rio de Janeiro
Inea
Equinox
Livraria Leonardo da Vinci

{iarelatednews articleid=”19304, 16060″}

 

  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Salada Verde
31 de maio de 2023

“Espetáculo de mentiras, ódio e racismo” – veja as repercussões sobre a aprovação do Marco Temporal

A tese define como passíveis de titulação apenas as terras indígenas ocupadas quando da promulgação da Constituição e é considerada uma afronta aos direitos indígenas.Veja reações

Salada Verde
31 de maio de 2023

Sem arpão, Curumim tem cirurgia descartada

Lança do olho do boto-cor-de-rosa saiu naturalmente após dias de movimentação. Cetáceo ainda permanece sob observação no interior do Amazonas, informou ICMBio

Reportagens
31 de maio de 2023

Transição energética vai demandar uma política de educação planetária, diz especialista

Célio Bermann, da USP, defende que o Brasil só conquistará sustentabilidade energética com redução no consumo e políticas de eficiência energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta