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Consumidoras ecológicas

Um perfil das consumidoras brasileiras feito pelo LatinPanel para a revista SuperHiper, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), revela que 21% delas se dizem preocupadas com o meio ambiente e a saúde. Elas representam 23% das vendas. As mulheres são responsáveis pelas decisões de compra relativas a entre 70% e 80% das vendas de supermercado (entre R$ 49 bilhões e R$ 56 bilhões), daí o interesse nesse perfil. Essas mulheres sensíveis ao meio ambiente e à saúde, as “ecológicas”, se preocupam “com a procedência dos produtos que levam para casa”, têm até 29 anos (25%) e 50 anos ou mais (25%) e estão concentradas nas classes A e B, que representam 31% das consumidoras “ecológicas”. A quase totalidade delas, 99%, procura produtos saudáveis e acredita que os produtos naturais são mais saudáveis. Outros números: 98% estão preocupadas com os danos ao meio ambiente causados por agrotóxicos; 96% procuram comprar produtos que não prejudiquem o meio ambiente e estão dispostas a pagar mais por comida saudável; 93% lêem o rótulo dos produtos antes de comprá-los; 79% compram produtos orgânicos sempre que podem; 76% proibiriam, se pudessem, o comércio de produtos geneticamente modificados; 61% separam lixo reciclável de não-reciclável; 48% acham que os produtos com poucas calorias têm o mesmo sabor dos normais. Essas consumidoras são consideradas “as três faces que mais agregam valor aos serviços e produtos do auto-serviço: as preocupadas com o meio ambiente e a saúde (21% do total e 23% do consumo); as orientadas para marcas (13,7% da população pesquisada e 14% do consumo); e as pesquisadoras de preços e promoções (20,7% do total e 19% do consumo)”, diz a revista. Detalhe: os 23% do total de vendas que as ecológicas movimentam representam R$ 16 bilhões por ano.

andreia · Andreia Fanzeres ·
5 de abril de 2005 · 20 anos atrás
  • Andreia Fanzeres

    Jornalista de ((o))eco de 2005 a 2011. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

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