Notícias

Sua experiência no Dia Mundial Sem Carro

Como você comemorou a data? Veja as iniciativas organizadas nas principais capitais do Brasil e e compartilhe conosco a sua experiência.

Redação ((o))eco ·
22 de setembro de 2011 · 15 anos atrás

Diversas atividades foram organizadas nas principais cidades do Brasil e do planeta nesta quinta-feira, 22 de setembro, em comemoração do Dia Mundial Sem Carro. Mais do que um dia de combate aos automóveis ou uma campanha de raiva contra motores, trata-se de uma mobilização coletiva que tem como principal objetivo questionar o uso irracional e excessivo deste tipo de transporte. A data é um convite à reflexão sobre alternativas de transporte e uma oportunidade para repensar rotinas, trajetos e caminhos.

Adotar o transporte público em parte do dia pode representar um tempo a mais para leitura. Caminhar pode ser uma oportunidade de deixar a vida sedentária de lado. Pedalar pode ser um jeito de encontrar prazer em meio aos congestionamentos estressantes, cansativos e tediosos. Não existe fórmula mágica e cada um tem que encontrar a melhor alternativa de transporte – e que pode, sim, ser a utilização de um carro.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Com o objetivo de facilitar a troca de experiências e também reunir mais sobre as mobilizações que aconteceram em todo o país, abrimos este espaço no OutrasVias para você contar como foi o seu Dia Mundial Sem Carro. Quem sabe seu exemplo não inspire alguém? Quem sabe a atividade da qual participou não possa ser organizada também em outras cidades no ano que vem? Participe, comente, compartilhe.

Leia também:
Programação nacional do Dia Mundial Sem Carro no OutrasVias
Dia Mundial Sem Carro ganha apoio do poder público e eventos no G1
Ciclocidade participa da Semana da Mobilidade 2011

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
20 de julho de 2026

O vencedor da Copa do Mundo das Áreas Protegidas

Não basta o número de unidades, o tamanho importa mais. Confira qual país do mundial de 2026 mais se destacou na conservação das suas riquezas naturais

Notícias
20 de julho de 2026

Cientistas descobrem espécie de macaco que passou anos “escondida” na floresta congolesa

Primata, que já é considerado ameaçado de extinção por pesquisadores, escapou por décadas do radar de expedições científicas na República Democrática do Congo

Análises
20 de julho de 2026

O oceano que nos sustenta e o que está em jogo quando o coral branqueia

A conservação do oceano depende de gestores públicos e cidadãos que muitas vezes vivem longe do mar, mas cujas escolhas afetam diretamente os ecossistemas marinhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.