Notícias

Congresso de Ecoturismo começa neste domingo

Iniciativa da Fundação Neotrópica, o evento terá palestras e mesas redondas que discutirão formas de fortalecer a economia regional e nacional através da promoção do ecoturismo e da conservação.

Redação ((o))eco ·
21 de outubro de 2011 · 15 anos atrás

Começa neste domingo, dia 23, a segunda edição do Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (CONATUS), que ocorre na capital do Mato Grosso, Cuiabá. Iniciativa da Fundação Neotrópica, o evento terá palestras e mesas redondas que discutirão formas de fortalecer a economia regional e nacional através da promoção do ecoturismo e da conservação. A palestra de abertura do encontro será ministrada pela diretora-presidente da Associação O Eco, a engenheira Maria Tereza Jorge Pádua. Participam também o engenheiro florestal Marc Dourojeanni e o diplomata Pedro da Cunha e Menezes, ambos colunistas de ((o))eco.   Na quarta, dia 26, o economista Carlos Eduardo Young, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentará resultados sobre estudo que demonstra a importância das unidades de conservação para a economia nacional. Já na quinta, o representante da Convenção da Diversidade Biológica, Oliver Hillel falará sobre as oportunidade que o turismo sustentável traz para a implementação das convenções multilaterais de proteção ao meio ambiente.

Participação do ICMBio

O coordenador do Uso Público de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Ernesto Viveiro de Castro, participará do Conatus na terça-feira, ao lado de seu colega Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, o mais visitado em todo país. Ambos vão debater os modelos de gestão das áreas protegidas com potencial de visitação, inclusive mostrando dados sobre as concessões feitas à iniciativa privada.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Além dos palestrantes, o ICMBio decidiu enviar 30 gestores de unidades de conservação federais para acompanhar as discussões da segunda edição do CONATUS.  Durante o encontro, eles farão parte de rodadas paralelas de discussão, onde serão expostas ideias para a ampliação do ecoturismo nas áreas protegidas do país.

Mais informações sobre a programação e as notícias do II CONATUS podem ser encontradas no site http://www.conatus.org.br/institucional.php?tag=8

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de julho de 2026

Da COP28 às últimas negociações em Bonn: o lugar da cultura no regime climático da ONU

A transversalidade do termo, que abre espaço para pautas como diversidade e direitos humanos, segue impedindo avanços e tratando a cultura como secundária ou alternativa

Salada Verde
21 de julho de 2026

Reserva do IBGE no Distrito Federal é transformada em Estação Ecológica

Com a mudança, a reserva ecológica de 1,3 mil hectares no Cerrado que abriga mais de 4 mil espécies passará a ser gerida de forma integrada entre IBGE e ICMBio

Análises
21 de julho de 2026

A quem serve um projeto que impede o Estado de agir contra crimes ambientais?

Embargos, apreensões, interdições e demais medidas cautelares não existem para punir. Existem para interromper o dano enquanto ele acontece

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.