Notícias

Encontro em Natal sobre APPs urbanas convoca pesquisadores

O II Seminário Nacional Sobre APPs em Meio Urbano, que se realizará em Natal,  maio de 2012, abriu chamada para inscrição de trabalhos.

Redação ((o))eco ·
23 de novembro de 2011 · 10 anos atrás

O II Seminário Nacional Sobre APPs em Meio Urbano, que se realizará em Natal,  de 9 a 11 de maio/2012, abriu chamada para trabalhos.

Os organizadores são os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) e em
Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da FAUUSP e da PUC Campinas, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ (IPPUR/UFRJ) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG, que convidam pesquisadores da área a se inscreverem. Os temas serão:

  • Diversidade de Cidades e Diversidade ambiental — diferentes abordagens e concepções sobre o meio ambiente e o crescimento urbano, nos contextos singulares das cidades brasileiras, em permanente conflito com os recursos naturais;
  • Política ambiental, política urbana e APPs nas cidades brasileiras — debatem-se de forma articulada os riscos e vulnerabilidades socioambientais na perspectiva da regulação urbana e ambiental, com destaque à inserção das comunidades em sua prática de vida cotidiana, às técnicas de pesquisa e projetos urbanos;
  • APPs urbanas, resistências e justiça socioambiental — o Seminário pretende congregar experiências, estudos de caso, relatos e pesquisas que demonstrem a mobilização social e as experiências inovadoras sobre o tema, envolvendo comunidades ou grupos organizados na perspectiva de práticas de conservação e preservação;
  • Manejo e Gestão sustentável de APPs Urbanas — análise das  práticas, métodos, instrumentos, legislação e formas de proteção e recuperação socioambiental a partir Promoção: da gestão institucional em órgãos, por projetos, programas e planos existentes ou em formulação no Brasil.

 

Clique para ver o documento de Chamada para Trabalhos

Leia também

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Reportagens
21 de outubro de 2021

COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC

País também defendeu que aumento do desmatamento não é resultado da política atual brasileira. Outros países fizeram lobby para mudar relatório climático.

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta