Notícias

Pesca de Acará-disco garante renda no Amazonas

Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus grupo desenvolve técnicas de manejo e agrega valor ao acará-disco.

Leilane Marinho ·
3 de maio de 2012 · 13 anos atrás

Acará-disco. Crédito: Instituto Piagaçu
Acará-disco. Crédito: Instituto Piagaçu

Demorou algum tempo para que os pescadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (RDS PP), no estado do Amazonas, acreditassem que menos pode significar mais. Na verdade, além de tempo, muita pesquisa, pois foi depois de quase sete anos de estudos e diagnósticos que foi possível chegar a uma técnica para a captura do peixe ornamental acará-disco (Symphysodon aequifasciatus), conhecido em todo mundo por sua beleza de cores e excêntrico formato, bastante procurado no mundo do aquariofilia.

“Capacitamos os pescadores e agregamos valor ao peixinho, estabelecendo critérios de captura, armazenamento, transporte e geração de renda . Com todos esses cuidado o produto ganhou qualidade”, explica o biólogo Felipe Rossoni, que desde 2005 trabalha com pesquisa no Programa de Conservação e Manejo de Recursos Pesqueiros do Instituto Piagaçu.

Atualmente o Grupo Experimental de Manejadores de Peixes Ornamentais (GEMPO), formado por dez famílias de três comunidades do Lago Ayapuá , comercializa peixes que antes custavam R$ 0,80 por até R$ 40. Agora, menos peixe capturado é igual a mais renda na comercialização.  A pesca, antes desordenada, passou a ser realizada somente na época da vazante (seca amazônica), que no baixo rio Purus quase sempre acontece entre os meses de setembro e novembro. E a mortalidade que beirava até 70% em alguns casos, chegou a 0,5%.

“Este tipo de abordagem – soma de conhecimentos, gestão participativa e empoderamento local das iniciativas – pode ser um grande aliado para a conservação em vários cenários amazônicos, sobretudo em Unidades de Conservação”, completa Rossoni.

Leia também:
A Amazônia agora tem seu próprio bacalhau
Reserva de desenvolvimento de caça

 

Leia também

Salada Verde
11 de julho de 2025

Câmara aprova PL que proíbe testes de cosméticos em animais

Projeto de Lei 3.062/2022 acaba com uso de animais em atividades de ensino, pesquisas e testes que visem o desenvolvimento de cosméticos. PL vai à sanção presidencial

Notícias
11 de julho de 2025

Pinguins encalhados no litoral do Rio chamam atenção para cuidados com a espécie

Inverno marca o período de migração dos pinguins-de-magalhães que durante seu trajeto para águas mais quentes, podem encalhar, debilitados, nas praias brasileiras

Notícias
11 de julho de 2025

Expedição mapeia mais de 90 espécies no Parque Estadual Caminho dos Gerais, em Minas

Mais de 70 espécies de anfíbios e répteis, além de 22 espécies de serpentes foram identificadas em parque que conecta Caatinga e Cerrado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 7

  1. Alanildo Silva diz:

    Gostaria de saber qual é a forma que você compro peixe?


  2. Guilherme diz:

    Olá, estou em busca de alguns exemplares de acara disco,sou do Rj .
    Wapp: 21994216279
    E-mail: [email protected]


  3. Ricardo diz:

    Gostaria de comprar alguns exemplares de Acará Disco, como sei que fazem exportação, creio que não haverá problemas para despachar para São Paulo – SP.
    Fico no aguardo de um possível contato ou informação de como comprar. Grato.


    1. Katlen Loureiro diz:

      Me passa um email … eu trabalho com exportação de peixe ornamental

      [email protected]


  4. Marcos diz:

    alguem pode me passar o contato de pescadores de peixes ornamentais no Amazonas?

    email: [email protected]


  5. Marcos diz:

    alguem pode me passar o contato de pescadores de peixes ornamentais no Amazonas?


    1. Alanildo Silva diz:

      Alanildo Silva,Olá boa noite qual a forma de compra este peixe?