Notícias

Muito além do Mato Grosso

O deputado José Sarney Filho (PV-MA), relator da CPI que investiga o Tráfico de Animais e Plantas Silvestres, lembra que o trabalho da Comissão já apontava, em 2002, para esquemas de comércio ilegal de madeira. No relatório da primeira fase da CPI há um capítulo específico sobre a corrupção no Ibama. “Há vários anos o Ibama enfrenta problemas de corrupção de servidores do órgão que atuam no controle e na fiscalização ambiental em alguns de seus escritórios”, diz o documento. A CPI concentrou suas investigações em um caso de extração ilegal de pau-brasil em Eunápolis, Bahia, mas também recolheu denúncias de fraude nas Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (as suspeitíssimas ATPFs) pelo Ibama de Altamira, Itaituba e Santarém, todas no Pará.

Redação ((o))eco ·
3 de junho de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
2 de abril de 2026

A nova fronteira do crime organizado está na Amazônia

Estudo revela que atividades ilegais e facções impulsionaram quase 19 mil homicídios, reposicionando a violência no interior do Brasil

Salada Verde
1 de abril de 2026

Pressão minerária cerca terras indígenas em Mato Grosso e acende alerta

Estudo aponta avanço de processos no entorno de Terras Indígenas, riscos a povos isolados e fragilidades no licenciamento

Notícias
1 de abril de 2026

De saída no MMA, Marina faz balanço dos últimos 3 anos e ‘passa’ o bastão para Capobianco

Ministra destaca queda do desmatamento, reconstrução institucional e aposta na continuidade da agenda ambiental sob comando do ex-secretário executivo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.