Notícias

Muito além do Mato Grosso

O deputado José Sarney Filho (PV-MA), relator da CPI que investiga o Tráfico de Animais e Plantas Silvestres, lembra que o trabalho da Comissão já apontava, em 2002, para esquemas de comércio ilegal de madeira. No relatório da primeira fase da CPI há um capítulo específico sobre a corrupção no Ibama. “Há vários anos o Ibama enfrenta problemas de corrupção de servidores do órgão que atuam no controle e na fiscalização ambiental em alguns de seus escritórios”, diz o documento. A CPI concentrou suas investigações em um caso de extração ilegal de pau-brasil em Eunápolis, Bahia, mas também recolheu denúncias de fraude nas Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (as suspeitíssimas ATPFs) pelo Ibama de Altamira, Itaituba e Santarém, todas no Pará.

Redação ((o))eco ·
3 de junho de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
27 de julho de 2026

Entidade do agronegócio defende prevenção diante do avanço dos eventos extremos

Defensora da mudança no licenciamento que isentou o Agro de estudo de análise ambiental, Associação Brasileira do Agronegócio pede reforço na preparação para eventos climáticos extremos após temporais

Notícias
27 de julho de 2026

Países avaliam pela primeira vez o progresso das metas globais de biodiversidade

Reunião das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica no Quênia analisa progresso das 23 metas estabelecidas no Marco Global de Kunming-Montreal até 2030

Reportagens
27 de julho de 2026

Maquiada de verde, mineração de terras raras impacta territórios  e amplia conflitos pela água em Goiás

Na corrida por minerais críticos, corporações utilizam discurso ambiental para avançar em áreas de interesse socioambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.