Jaguatirica, da América Latina até o luxo de NY

A homenageada por ((o))eco nesta semana já jantou em Nova York, teve sua caça proibida no Brasil e escapou da ameaça de extinção. Foto: Spencer Wright

10 de agosto de 2012 · 9 anos atrás
A jaguatirica (Leopardus pardalis) é o animal homenageado por ((o))eco esta semana. Encontrado desde o México até o nordeste da Argentina, é um felino de porte médio, pesando em média 11 kg. Se alimenta de pequenos mamíferos, aves e repteis, mas presas maiores tais como pacas e tatus são vitais para a subsistência da espécie em uma região.

Salvador Dali domesticou uma jaguatirica. Ela se chamava Babou e o pintor espanhol a levava para restaurantes de luxo em Nova York. Até 1996, a espécie era considerada vulnerável pela IUCN, mas a caça de Jaguatiricas foi proibida em diversos países, inclusive o Brasil. Atualmente, é categorizada como menos preocupante (LC) na lista vermelha da IUCN. Foto: Spencer Wright