Notícias

Desmatamento cresceu perto de UCs alteradas pelo governo

Segundo o Imazon, desmate na área de influência da BR-163, repleta de Unidades de Conservação, como a Flona Jamanxin, volta a preocupar.

Redação ((o))eco ·
22 de agosto de 2012 · 13 anos atrás
Desmatamento de agosto de 2010 a julho de 2012 na Amazônia Legal (Fonte: Imazon/SAD)
Desmatamento de agosto de 2010 a julho de 2012 na Amazônia Legal (Fonte: Imazon/SAD)
Em julho, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon  detectou 139,5 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representou um aumento de 50% em  relação  a julho  de  2011,  quando  o   desmatamento  foi de  93,5 quilômetros  quadrados.  Os dados do Imazon indicam um preocupante aumento de desmate perto da rodovia Cuiabá-Santarém, a BR-163, principalmente na região perto das Unidades de Conservação cujo tamanho foi alterado pelo governo.  O desmate em Unidades de Conservação no mês de julho correspondeu a 30% do total do período.

A Floresta Nacional de Altamira, com 25 km2 de desmatamento, lidera o ranking dos desmates das Unidades de Conservação amazônicas. Em segundo lugar vem a Flona de Jamanxin, que sofre com problemas fundiários e perdeu 11 km2 de floresta. É irônico, pois Jamanxin foi criada em 2006 exatamente para conter o desmatamento no entorno da BR-163.

O Pará continua no topo do ranking desmatamento por estado, concentrando 83% do desmatamento no período. Em seguida aparece o Mato Grosso com 10%. 

Apesar dos números ruins de julho, olhando para períodos de um ano, continua à tendência de queda do desmatamento.  Ao longo dos últimos 12 meses, o Imazon aponta redução de 36% do total desmatado de 1.047 km2 quadrados em relação ao mesmo período anterior, agosto de 2010 a julho de 2011, quando o total atingiu 1.628 km2 quadrados de floresta na Amazônia Legal.

Os dados do Imazon são medidos de forma independente e com metodologia diferente daquela utilizada pelo governo nos dados do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Ambos tentam quantificar a tendência mensal de desmatamento. 

Percentual de desmatamento nos estados da Amazônia Legal em julho de 2012 (Fonte: Imazon/SAD)
Percentual de desmatamento nos estados da Amazônia Legal em julho de 2012 (Fonte: Imazon/SAD)

Navegue no mapa interativo abaixo e veja a data e o tamanho dos desmatamentos no entorno da BR 163. Saiba mais visitando o site de mapas de ((o))eco , o InfoAmazonia

Leia também

Podcast
12 de maio de 2025

Entrando no Clima #46 – Bioeconomia e clima, uma discussão necessária em ano de COP30 

Salo Coslovsky, professor da Universidade de Nova York e pesquisador do projeto Amazônia 2030, explica como essas duas agendas se interligam

Notícias
12 de maio de 2025

Crise climática irá encolher o lar de anfíbios na América Latina

Estudo mostra que até 2050 quase metade das espécies de sapos e rãs deve perder áreas de habitat na região, algumas dela por completo, devido às mudanças do clima

Notícias
12 de maio de 2025

Desmatamento na Mata Atlântica reduziu, mas queda ainda é tímida, dizem especialistas

A área total desmatada caiu 14% em 2024, mas a perda das matas maduras teve redução de apenas 2%. Os dados são do SAD e do Atlas da Mata Atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.