Notícias

Nossos parques nacionais vistos do espaço

Os parques nacionais são a mais popular e antiga categoria de Unidades de Conservação no Brasil. Veja mapas interativos de alguns dos mais importantes.

Redação ((o))eco ·
21 de janeiro de 2013 · 12 anos atrás

Nossa colunista Maria Tereza Pádua resume bem a relação do Brasil com seus parques nacionais:

“Os parques nacionais de uma nação são, exatamente, o que ela possui de mais extraordinário, de mais belo. No nosso país poucas pessoas visitam os parques nacionais e, pior ainda, muitos dos que os visitam nem sabem que estão em um parque, como os que percorrem as cataratas do Iguaçu, ou se banham nas piscinas naturais de Brasília. Nos melhores anos, a visitação nos parques brasileiros é de cerca de 2 milhões de indivíduos, enquanto em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a visitação chega a mais de 200 milhões de pessoas por ano. Lá, cada vez que aparece uma ameaça contra os parques, os cidadãos se levantam para defendê-los. São amigos dos parques. Os brasileiros não amam, nem defendem seus Parques Nacionais. Aqui, esses locais esplêndidos são vistos com empecilhos ao desenvolvimento. Pudera, nem os conhecem.”

Observar os nossos parques através de fotos de satélite nunca vai substituir a experiência de caminhar por suas trilhas e sentir o cheiro da natureza. Mas é um primeiro passo para, pelo menos, saber que eles existem e onde estão localizados. Abaixo você pode ver mapas interativos de alguns de nossos parques. Esperamos que gostem, e que os inspirem a visitá-los algum dia.

Parque Nacional de Itatiaia (saiba mais)

Parque Nacional do Iguaçu (saiba mais)

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (saiba mais)

Parque Nacional do Juruena (saiba mais)

Parque Nacional da Amazônia (saiba mais)

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (saiba mais)

Parque Nacional da Tijuca (saiba mais)

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (saiba mais)

 

Leia também

Notícias
24 de julho de 2024

Portão do Inferno, um risco para o país

Governo de MT sinaliza que aguardará fim do Festival de Inverno para iniciar desmonte de parte do paredão do Parque da Chapada dos Guimarães. ICMBio diz que obra pode inviabilizar funcionamento da UC

Salada Verde
24 de julho de 2024

A gangorra climática das árvores da Mata Atlântica

Pesquisa inédita aponta que as plantas estão subindo ou descendo montanhas em busca de temperaturas mais amenas

Notícias
24 de julho de 2024

Empresas ainda veem com ceticismo a “Lei Rouanet da Reciclagem”, recém regulamentada

Como obstáculos, instituições representativas do setor mencionam pouca transparência e dificuldade de acesso aos recursos anunciados, além de ausência de toda a cadeia produtiva

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.