Notícias

Parques nacionais do norte do Brasil vistos do espaço

Nossa série sobre os parques nacionais brasileiros termina no norte. Conheça os Parques Nacionais Montanhas do Tumucumaque, dos Campos Amazônicos e do Monte Roraima.

Paulo André Vieira ·
11 de março de 2013 · 9 anos atrás

Nossa série sobre os parques nacionais brasileiros chega ao fim esta semana, apresentando os parque localizados na região norte. Ao longo dessas cinco semanas mostramos mapas interativos dos 68 parques nacionais, e talvez seja até mesmo necessário atualizar esta lista no futuro próximo, já que na última semana a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado aprovou a criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no litoral do Paraná.

Na região norte estão localizados os principais parques nacionais do bioma amazônico, como o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, localizada nos estados do Amapá e do Pará. Com uma área de 38.464 km², é o maior parque nacional do Brasil e o maior em florestas tropicais do mundo. Sua fauna é exuberante, composta desde grandes carnívoros como a onça-pintada e a suçuarana, até primatas como o macaco-de-cheiro e o macaco-prego. Foi criado para assegurar a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica, bem como proporcionar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, de recreação e turismo ecológico.

Outro parque importante, localizado nos estados de Amazonas, Rondônia e Mato Grosso é o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, uma área que possui um grande potencial científico devido a existência da fauna e flora do Cerrado num trecho típico de Floresta Amazônica, algo que é do interesse de muitos pesquisadores. A diversidade de aves em sua região é altíssima, e também há presença de macacos barrigudos e cuxiús de nariz-vermelho.

É também na região norte que se localiza o Parque Nacional do Monte Roraima, região que inspirou sir Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, a escrever o livro “O Mundo Perdido”. Recentemente a região também serviu de inspiração para a Disney/Pixar no filme “Up – Altas Aventuras”.  A fauna do parque é típica da região amazônica, com uma grande diversidade de espécies de quelônios e mamíferos, e samambaias e bromélia deixam as paisagens da região ainda mais bonitas.

Esperamos que tenham gostado de nossa série sobre os parques nacionais do Brasil. Se tiver a oportunidade de visitar algum deles não pense duas vezes.

Acre

Parque Nacional da Serra do Divisor (Saiba mais)

Amapá

Parque Nacional do Cabo Orange (Saiba mais)

Amazonas

Parque Nacional de Anavilhanas (Saiba mais)

Parque Nacional do Jaú (Saiba mais)

Parque Nacional do Juruena (Saiba mais)

Parque Nacional do Pico da Neblina (Saiba mais)

Parque Nacional Nascentes do Lago Jari (Saiba mais)

Amazonas e Pará

Parque Nacional da Amazônia (Saiba mais)

Pará

Parque Nacional da Serra do Pardo (Saiba mais)

Parque Nacional do Jamanxim (Saiba mais)

Parque Nacional do Rio Novo (Saiba mais)

Pará e Amapá

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (Saiba mais)

Rondônia

Parque Nacional da Serra da Cutia (Saiba mais)

Parque Nacional de Pacaás Novos (Saiba mais)

Rondônia e Amazonas

Parque Nacional dos Campos Amazônicos (Saiba mais)

Parque Nacional Mapinguari (Saiba mais)

Roraima

Parque Nacional do Monte Roraima (Saiba mais)

Parque Nacional Viruá (Saiba mais)

Roraima e Amazonas

Parque Nacional Serra da Mocidade (Saiba mais)

Tocantins

Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (Saiba mais)

Parque Nacional do Araguaia (Saiba mais)

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
8 de dezembro de 2021

Prefeitos definirão a faixa de proteção das matas ciliares nas cidades

Câmara rejeita mudanças vindas do Senado e conclui votação do Projeto de Lei que flexibiliza faixas de áreas de proteção permanente nas áreas urbanas

Reportagens
8 de dezembro de 2021

Governo tenta incluir garimpeiros e pecuaristas na lista de comunidades tradicionais

Proposta foi feita por secretaria ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, pasta comandada por Damares Alves

Reportagens
8 de dezembro de 2021

Ribeirinhos convertem-se ao ouro e desafiam contaminação por mercúrio no rio Madeira

Estimulados pelo alto lucro e desamparados de políticas que fortaleçam um modo de vida tradicional, ribeirinhos são empurrados para o garimpo; juntos, constroem pequenas balsas de até R$ 50 mil para extrair "fagulhas de ouro" do fundo do rio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta