Notícias

Crescimento desordenado e desmatamento esquentam Manaus

Estudo mapeia formação de ilhas de calor e indica relação direta entre urbanização desordenada da capital do Amazonas e aquecimento.

Daniel Santini ·
18 de abril de 2013 · 11 anos atrás

Manaus, que já é quente, está mais quente ainda. A cidade tem regiões secas que concentram ilhas de calor, em que a temperatura hoje é bastante superior a de áreas vizinhas, conforme revela estudo realizado pelos pesquisadores Francis Wagner Silva Correia e Rodrigo Augusto Ferreira de Souza, ambos doutores em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e professores do curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As variações chegam a 3ºC. O fato de a cidade ter crescido significativamente nas últimas décadas, sem planejamento urbano adequado, em um processo fortemente marcado pelo desmatamento urbano, está diretamente relacionado a estas mudanças. “Existe uma relação direta entre a intensidade das ilhas de calor urbanas em Manaus e o crescimento desordenado do espaço urbano”, explica Francis Wagner Correia.  Ele ressalta que o fenômeno não se limita à capital do Amazonas, mas pode ser constatado em diversas outras capitais do Brasil.

O estudo em questão vem sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) da cidade e pode ajudar no planejamento urbano. A capital do Amazonas não para de crescer e é hoje a sétima mais populosa do Brasil, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas imagens abaixo, é possível observar a relação direta entre o desmatamento e o avanço do asfalto e as ilhas de calor.

height=”500

Temperatura média da superfície em agosto e setembro de 2009

height=”500

 

height=”500

Clique aqui ou na imagem para ver em detalhes o desmatamento mais recente

Fontes de dados utilizados nesta reportagem:
O estudo sobre a formação de ilhas de calor foi enviado pelo autor ao site ((o))eco e o disponibilizamos neste link (arquivo word). As imagens de satélite que mostram o crescimento urbano de Belém e Manaus são da Environmental Systems Research Institute, Inc. (Esri). Os mapas com evolução do desmatamento em Belém e Manaus são do Infoamazonia.org, plataforma de mapas da Amazônia do site ((o))eco. Dados sobre evolução populacional das capitais na região norte estão disponíveis nas séries estatísticas do IBGE.

 

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Salada Verde
18 de junho de 2024

Até o momento, servidores ambientais já aprovaram greve em 17 estados

Servidores do Ministério do Meio Ambiente também aprovaram greve; assembleia do Ceará foi contra, e 9 estados ainda não realizaram suas votações. Negociações estão em impasse

Salada Verde
18 de junho de 2024

Fogo queimou 68% da vegetação nativa do país em 38 anos, mostra MapBiomas

Área queimada somente em 2023 foi equivalente à metade do território da Bélgica, indica a 3ª Coleção do MapBiomas fogo, lançado nesta terça-feira (18)

Notícias
18 de junho de 2024

Investigação levanta suspeitas sobre atuação do zoo indiano que recebeu ararinhas-azuis

Regras para receber animais ameaçados teriam sido dribladas e a entidade virou grande destino de espécies apreendidas no país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.