Notícias

Caboclinho-de-papo-branco: perdido entre milhares

São conhecidas 30 espécies de aves do gênero Sporophila. O homenageado da semana corre o risco de desaparecer no meio dessa multidão.

Redação ((o))eco ·
10 de maio de 2013 · 11 anos atrás

O pequenino caboclinho-de-papo-branco. Foto: Cláudio Timm/Flickr
O pequenino caboclinho-de-papo-branco. Foto: Cláudio Timm/Flickr

Não é difícil encontrar um representante do gênero Sporophila no Brasil. Do Norte ao Sul do país, nos campos, charcos, plantações, beiras de estrada, cerrados e bordas de mata, quem ficar atento, ouvirá o canto de um pequeno caboclinho, coleiro ou papa-capim. Atendendo por diferentes apelidos (que dependerão de onde esteja – no Amazonas ou São Paulo, Bahia ou Pantanal), eles virão em bandos mistos, com as mais variadas melodias e nas mais variadas combinações de cores. A plumagem parda e peito de branco do caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris), já é uma visão bem rara.

A espécie mede cerca de 9,6 cm de comprimento e apresenta dicromatismo sexual, um dismorfismo relacionado às cores. Os machos adultos possuem as partes superiores cinzentas, corpo castanho, lados da cabeça, garganta e peito em tom branco puro. O bico, varia de negro a amarelo, é grosso, cônico e forte, adaptado à dieta de grãos e sementes. Já as fêmeas e os machos jovens possuem as partes superiores pardas e estes últimos se distinguem por possuir a garganta e o peito esbranquiçados.

O período reprodutivo se dá entre a primavera e o verão. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, sendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.

O caboclinho-de-papo-branco é encontrado nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, sul da Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Vivem em banhados e em capinzais úmidos ricos em espécies vegetais que produzem muitas sementes, em áreas de Cerrado, no Pampa e no Pantanal. Também estão na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Aliás, o nome científico, Sporophila palustris diz muito sobre a espécie: Sporophila, (Sporo vem do latim “semente” e phila que provém de phyllo , “afinidade”), os “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”; palustris é relacionado à palustres, ambientes brejosos, pantanosos. O papa-capim (alimentação) do brejo (habitat).

O S. palustris está ameaçado pelos mesmos vilões que assolam tantas espécies: a progressiva perda de habitat e o tráfico ilegal. Para a IUCN, o caboclinho-de-papo-branco é classificado como espécie “Ameaçada” e para o ICMBio, como “Em Perigo”.

Aqui, um Plano de Ação do ICMBio voltado para aves do Pampa e Unidades de Conservação (Estação Ecológica de Itirapina, em São Paulo; Parque Nacional das Emas, Goiás; Parque Estadual do Espinilho, Reserva Biológica do Ibirapuitã e Reserva Biológica do São Donato, no Rio Grande do Sul) são, atualmente, as melhores chances que este pequeno caboclinho tem de não desaparecer na multidão.

 

 

Leia Também
Pitu: não a cachaça, o camarão
Macaco-prego-do-peito-amarelo, raridade da Caatinga
O que é o lobo-guará?

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.