Cientistas descobrem nova espécie no Mundo Perdido

Um pequeno marsupial foi descrito na região do Planalto das Guianas, que inspirou o escritor Conan Doyle a escrever “O Mundo Perdido”.

10 de julho de 2013 · 11 anos atrás
Nova espécie foi encontrada em altitudes entre 800 e 1150 metros, nos arredores do Monte Roraima (na foto), na fronteira entre Venezuela, República da Guiana e Brasil. Foto: Wikimedia.

Manaus, AM – Uma nova espécie de cuíca foi descoberta no Planalto das Guianas. Batizada de Marmosops pakaraimae, é um animal pequeno, que chega a pouco mais de 11 centímetros e pesa cerca de 30 gramas. Essa cuíca tem as costas marrons-escuras e a área ventral do corpo predominantemente cinza. A descoberta foi publicada na edição do dia 21 de junho, do jornal científico American Museum Novitates.

O pequeno marsupial vive em florestas, em altitude entre 800 e pouco mais de 1100 metros, nos arredores do Monte Roraima, na tríplice fronteira entre Brasil, República da Guiana e Venezuela. Ele é muito parecido com outra espécie já conhecida de cuíca, o M parvidens, encontrada em altitudes menores, em uma vasta região que se estende de Roraima ao Amapá e do Rio Amazonas ao litoral das Guianas.

O parentesco entre as duas espécies, segundo os autores do estudo, é importante porque pode ajudar a compreender a origem dos marsupiais encontrados no Planalto das Guianas. Eles citam evidências de que esses pequenos mamíferos tenham evoluído a partir dos mesmos ancestrais de marsupiais que hoje são encontrados nos Andes.

Os tepuis são montanhas com topo plano encontradas no Escudo das Guianas, principalmente na Grã-Sabana da Venezuela, mas também no Brasil e na República da Guiana. São as formações geológicas mais antigas do planeta, surgiram há mais de meio bilhão de anos. A paisagem escura, quase sempre dominada por nuvens, e a antiguidade destas formações inspiraram o escritor escocês Arthur Conan Doyle, criador do detetive Sherlock Holmes, a escrever “O Mundo Perdido”.

De acordo com informações da Wikipédia, as espécies do gênero Marmosops são encontradas desde o Panamá ao Sul do Brasil. Normalmente, elas possuem hábitos noturnos e podem ser encontradas tanto no solo quanto em árvores. Fêmeas de algumas espécies são conhecidas por serem muito territorialistas e defenderem sua comida, principalmente quando estão com filhotes.

A nova espécie foi descrita a partir de coletas feitas em tepuis guianenses e depois encontrado também no lado venezuelano da fronteira. Cuíca é nome popular de inúmeras espécies de diferentes gêneros de marsupiais encontrados na América.