Notícias

Cientistas descobrem nova espécie no Mundo Perdido

Um pequeno marsupial foi descrito na região do Planalto das Guianas, que inspirou o escritor Conan Doyle a escrever “O Mundo Perdido”.

Vandré Fonseca ·
10 de julho de 2013 · 11 anos atrás
Nova espécie foi encontrada em altitudes entre 800 e 1150 metros, nos arredores do Monte Roraima (na foto), na fronteira entre Venezuela, República da Guiana e Brasil. Foto: Wikimedia.
Nova espécie foi encontrada em altitudes entre 800 e 1150 metros, nos arredores do Monte Roraima (na foto), na fronteira entre Venezuela, República da Guiana e Brasil. Foto: Wikimedia.

Manaus, AM – Uma nova espécie de cuíca foi descoberta no Planalto das Guianas. Batizada de Marmosops pakaraimae, é um animal pequeno, que chega a pouco mais de 11 centímetros e pesa cerca de 30 gramas. Essa cuíca tem as costas marrons-escuras e a área ventral do corpo predominantemente cinza. A descoberta foi publicada na edição do dia 21 de junho, do jornal científico American Museum Novitates.

O pequeno marsupial vive em florestas, em altitude entre 800 e pouco mais de 1100 metros, nos arredores do Monte Roraima, na tríplice fronteira entre Brasil, República da Guiana e Venezuela. Ele é muito parecido com outra espécie já conhecida de cuíca, o M parvidens, encontrada em altitudes menores, em uma vasta região que se estende de Roraima ao Amapá e do Rio Amazonas ao litoral das Guianas.

O parentesco entre as duas espécies, segundo os autores do estudo, é importante porque pode ajudar a compreender a origem dos marsupiais encontrados no Planalto das Guianas. Eles citam evidências de que esses pequenos mamíferos tenham evoluído a partir dos mesmos ancestrais de marsupiais que hoje são encontrados nos Andes.

Os tepuis são montanhas com topo plano encontradas no Escudo das Guianas, principalmente na Grã-Sabana da Venezuela, mas também no Brasil e na República da Guiana. São as formações geológicas mais antigas do planeta, surgiram há mais de meio bilhão de anos. A paisagem escura, quase sempre dominada por nuvens, e a antiguidade destas formações inspiraram o escritor escocês Arthur Conan Doyle, criador do detetive Sherlock Holmes, a escrever “O Mundo Perdido”.

De acordo com informações da Wikipédia, as espécies do gênero Marmosops são encontradas desde o Panamá ao Sul do Brasil. Normalmente, elas possuem hábitos noturnos e podem ser encontradas tanto no solo quanto em árvores. Fêmeas de algumas espécies são conhecidas por serem muito territorialistas e defenderem sua comida, principalmente quando estão com filhotes.

A nova espécie foi descrita a partir de coletas feitas em tepuis guianenses e depois encontrado também no lado venezuelano da fronteira. Cuíca é nome popular de inúmeras espécies de diferentes gêneros de marsupiais encontrados na América.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.