Notícias

Ibama nega que investiga origem do apagão no Nordeste

Brigadistas do órgão foram chamados para controlar o incêndio no Piauí, local onde as chamas teriam atingido as linhas de transmissão.

Redação ((o))eco ·
30 de agosto de 2013 · 13 anos atrás

Na foto, brigadistas em treinamento de combate ao fogo. Foto: Rodrigo de Moraes Falleiro/Ibama
Na foto, brigadistas em treinamento de combate ao fogo. Foto: Rodrigo de Moraes Falleiro/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) soltou nota negando a informação que estaria investigando o incêndio que possivelmente causou o blecaute que deixou todos os estados do Nordeste sem energia. O apagão aconteceu na última quarta-feira (28). Segundo a nota, a perícia feita pelo Ibama é para apurar as origens do incêndio, visando a responsabilização dos culpados.

“Foi constatado que algumas dessas frentes se aproximaram dos linhões de energia, no entanto, o Ibama não tem elementos técnicos para avaliar a influência do fogo na integridade da linha”, afirma o comunicado.

De acordo com o órgão ambiental, moradores do assentamento Santa Clara, em Canto do Buriti, no Piauí, acionaram o Ibama após avanço de queimadas no local. O programa Brigadas Federais, executado pelo órgão, combate incêndios em áreas públicas federais, como unidades de conservação, assentamentos do Incra e terras indígenas e por isso eles foram chamados.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Cerca de 45 brigadistas trabalharam para controlar as chamas, que também atingiram os linhões de energia.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a queda de duas linhas de transmissão foi responsável pela interrupção no fornecimento de energia no Nordeste. As duas foram desligadas por causa de queimadas.

 

 

Leia Também
Afinal, quem tem medo do apagão?
Em ano de apagão, energia é foco
Energia: qual e para quem?

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
22 de junho de 2026

Conama aprova novas regras para uso do fogo

Resolução estabelece critérios mínimos para a emissão da Autorização por Adesão e Compromisso (AAC) para queima controlada no campo

Análises
22 de junho de 2026

E se a FIFA comprasse a Amazônia?

Imagine se 10% do lucro colossal da Copa fosse destinado à compra e proteção permanente de florestas e outros ecossistemas tropicais ameaçados

Notícias
22 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo E

Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador disputam vaga no futebol e na conservação ambiental. Nas áreas protegidas, as disputas ocorrem com o peso de disputas anteriores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.