Notícias

Ibama nega que investiga origem do apagão no Nordeste

Brigadistas do órgão foram chamados para controlar o incêndio no Piauí, local onde as chamas teriam atingido as linhas de transmissão.

Redação ((o))eco ·
30 de agosto de 2013 · 11 anos atrás

Na foto, brigadistas em treinamento de combate ao fogo. Foto: Rodrigo de Moraes Falleiro/Ibama
Na foto, brigadistas em treinamento de combate ao fogo. Foto: Rodrigo de Moraes Falleiro/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) soltou nota negando a informação que estaria investigando o incêndio que possivelmente causou o blecaute que deixou todos os estados do Nordeste sem energia. O apagão aconteceu na última quarta-feira (28). Segundo a nota, a perícia feita pelo Ibama é para apurar as origens do incêndio, visando a responsabilização dos culpados.

“Foi constatado que algumas dessas frentes se aproximaram dos linhões de energia, no entanto, o Ibama não tem elementos técnicos para avaliar a influência do fogo na integridade da linha”, afirma o comunicado.

De acordo com o órgão ambiental, moradores do assentamento Santa Clara, em Canto do Buriti, no Piauí, acionaram o Ibama após avanço de queimadas no local. O programa Brigadas Federais, executado pelo órgão, combate incêndios em áreas públicas federais, como unidades de conservação, assentamentos do Incra e terras indígenas e por isso eles foram chamados.

Cerca de 45 brigadistas trabalharam para controlar as chamas, que também atingiram os linhões de energia.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a queda de duas linhas de transmissão foi responsável pela interrupção no fornecimento de energia no Nordeste. As duas foram desligadas por causa de queimadas.

 

 

Leia Também
Afinal, quem tem medo do apagão?
Em ano de apagão, energia é foco
Energia: qual e para quem?

 

 

 

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.