Nossa parada desta semana em nossa série sobre os parques nacionais brasileiros é a região centro-oeste. São nove os parques nacionais, e entre eles está o único localizado no bioma do Pantanal, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. Com uma área de 135 mil hectares, foi criado em 1981 e é considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Na região centro-oeste também estão localizados muitos parques nacionais que preservam o cerrado, como os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros, da Chapada dos Guimarães e das Emas, cujo principal atrativo disponível para visitação é a observação embarcada de animais silvestres e observação de aves coloniais nos ninhais e dormitórios da Baía do Burro. Aproveite os mapas interativos e não deixe de visitar nossos parques nacionais.
Distrito Federal e Goiás
Parque Nacional de Brasília (saiba mais)
Goiás
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (saiba mais)
Parque Nacional das Emas (saiba mais)
Mato Grosso
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (saiba mais)
Parque Nacional do Juruena (saiba mais)
Parque Nacional dos Campos Amazônicos (saiba mais)
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (saiba mais)
Mato Grosso do Sul
Parque Nacional da Serra da Bodoquena (saiba mais)
Parque Nacional de Ilha Grande (saiba mais)
Parques nacionais do sudeste do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do sul do Brasil vistos do espaço
Nossos parques nacionais vistos do espaço
A beleza dos parques nacionais
Turismo nos parques
Pedro Menezes: “Impedir o uso público dos parques é descumprir a lei”
Turismo e áreas protegidas, uma perspectiva histórica
Parques e desenvolvimento turístico
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Seminário debateu o papel do jornalismo na cobertura da crise climática
Sônia Bridi, Mateus Fernandes e Ray Baniwa discutiram como a imprensa pode qualificar a cobertura das mudanças climáticas e ampliar o alcance do tema na sociedade →
Desmatamento altera características físicas de aves da Mata Atlântica
Pesquisa identifica mudanças em características físicas de espécies florestais antes mesmo da queda populacional ou do desaparecimento local →
Câmara aprova urgência para projeto que flexibiliza regras do garimpo
Regime de urgência aprovado pelos deputados permite votação direta em plenário de proposta que reduz exigências para empreendimentos garimpeiros considerados de menor porte →
