Notícias

Mapa indica que reservas indígenas impedem desmatamento

Ao cruzar dados de desmatamento por satélite e áreas demarcadas, é possível visualizar relação direta em diferentes regiões do Brasil

Redação ((o))eco ·
15 de abril de 2014 · 12 anos atrás

Ao se observar as imagens de satélite indicando desmatamento na Amazônia e o mapa das reservas indígenas demarcadas é possível verificar relação direta entre a preservação do meio ambiente e a proteção de direitos sociais dos povos originários da América do Sul. Na visualização abaixo, da plataforma Infoamazonia, os territórios indígenas estão em laranja, e as áreas desmatadas em amarelo e vermelho. Use o cursor para aproximar e navegar pela visualização ou clique aqui para abrir o mapa em uma janela maior.

 

Na semana do Dia do Índio, além de apresentar a visualização, ((o)) eco Data também organizou um infográfico com os principais povos indígenas do Brasil. A visualização abaixo foi feita a partir da base de dados do Instituto Socioambiental, que reúne levantamentos públicos e diferentes censos populacionais. Acesse o site do ISA para saber mais sobre cada um dos povos citados.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



 

Baixe um arquivo Excel com a tabela completa do levantamento feito a partir dos dados reunidos pelo ISA em abril de 2014. 

 

Leia também:
Terras Indígenas demarcadas ajudam a frear desmatamento   
As terras indígenas do Brasil vistas do espaço
Estrada na Colômbia corta reserva e sonhos indígenas

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
25 de junho de 2026

Pesquisador brasileiro ganha prêmio da Sociedade Americana de Primatologia

Primatólogo Felipe Ennes Silva, pesquisador associado do Instituto Mamirauá, foi reconhecido por contribuições à ciência, com destaque para trabalho com uacaris na Amazônia

Colunas
25 de junho de 2026

Jornalismo, eleições e crise climática: uma pauta negligenciada

Infraestrutura, saúde, habitação e desenvolvimento econômico passam, cada vez mais, pela crise climática. Por que, então, o tema ainda aparece de forma tão tímida no debate eleitoral?

Colunas
25 de junho de 2026

A cadeia da carne ainda está aprendendo a proteger o Cerrado

Nova pesquisa do Radar Verde mostra que os mecanismos de rastreabilidade construídos para a Amazônia ainda não dão conta do resto do país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.