Notícias

Exposição fotográfica comemora 24 anos da Resex Chico Mendes

ICMBio e WWF-Brasil reúnem imagens registradas durante expedição feita em 2013. A exposição percorrerá os 7 municípios que abrange a Resex.

Redação ((o))eco ·
9 de maio de 2014 · 10 anos atrás

Futebol no campinho. Foto: Leonardo Milano/ICMBio.
Futebol no campinho. Foto: Leonardo Milano/ICMBio.

“Nas reservas extrativistas, nós vamos comercializar e industrializar os produtos que a floresta generosamente nos concede. (…) A Reserva Extrativista é a única saída para a Amazônia não desaparecer. E mais: essa reserva não terá proprietários. Ele vai ser um bem comum da comunidade. Teremos o usufruto, não a propriedade”. Chico Mendes em entrevista ao Jornal do Brasil, 1988.

Atualmente, no Brasil, existem 59 reservas extrativistas federais.  Não havia nenhuma antes de 1990 e a de Chico Mendes saiu do papel apenas após a morte de seu idealizador.

A fala do líder seringueiro resume o conceito do que é e para quê (e quem) serve esse tipo de área protegida: aos povos extrativistas, aos ribeirinhos, a quem não acredita que é possível conciliar produção e manutenção de floresta em pé. Mais de duas décadas após a sua criação, o ICMBio e a WWF-Brasil promoveram em setembro do ano passado uma expedição fotográfica para registrar o cotidiano da população local e sua interação com a floresta. O resultado da viagem está reunido na exposição Resex 24 Anos: Afirmando os Ideais dos Trabalhadores da Floresta, que começou nesta sexta-feira (09), na Biblioteca da Floresta, em Rio Branco, capital do Acre.

O trabalho dos seringueiros sustenta as familias que vivem na Reserva. Foto: Nanda Melonio/WWF-Brasil.
O trabalho dos seringueiros sustenta as familias que vivem na Reserva. Foto: Nanda Melonio/WWF-Brasil.

A mostra conta com fotografias de Aurelice Vasconcelos (ICMBio), Leonardo Milano (ICMBio) e Fernanda Melonio (WWF-Brasil), e vai percorrer os 7 municípios do entorno da UC, numa exposição itinerante.

De acordo com Silvana Souza, gestora da Reserva Extrativista Chico Mendes e curadora da Exposição, a unidade “representa um legado histórico de lutas do movimento socioambiental do Acre. O lançamento do evento no mês de maio tem um significado importante: trata-se de homenagem aos trabalhadores da floresta, homens e mulheres que arduamente construíram esta história”.

A equipe de fotógrafos passou uma semana na Reserva, para documentar o dia a dia dos moradores. “Pude ver de perto que, embora essa infraestrutura seja trabalhosa, realmente rende frutos e você vê a mudança de paradigma da população local a partir do momento em que os extrativistas começam a ter uma renda que os possibilite dar o mínimo de qualidade de vida às suas famílias e ainda possam ter orgulho de conservar a floresta”, disse Fernanda Melonio, analista de comunicação do WWF-Brasil  e uma das fotógrafas da exposição.

A mostra é composta de 20 fotografias e ficará em cartaz na Biblioteca da Floresta até o final do ano. As 3 imagens que ilustram essa matéria são da exposição e foram cedidas.

Uso comum, floresta de todos

A Resex Chico Mendes atende 1,8 mil famílias que vivem da resultado do trabalho organizado em 60 seringais. A concessão é feita por meio de contrato coletivo em nome das Associações Representativas, com usufruto estendido aos descendentes diretos.

Para viver na Reserva, as famílias se comprometem a não realizar atividades predatórias, vivendo principalmente a base de atividades extrativistas. A fiscalização e administração da área é feita pelo ICMBio, que decide as ações a serem desenvolvidas em conjunto com as cinco associações que representam os moradores.

Foto: Aurelice Vasconcelos/ICMBio
Foto: Aurelice Vasconcelos/ICMBio

 

Serviço
Exposição Resex 24 Anos: Afirmando os Ideais dos Trabalhadores da Floresta
Data: sexta-feira, 09 de maio, às 18h.
Local: Biblioteca da Floresta – Via Parque da Maternidade, s/nº – Centro, Rio Branco (AC).
Horário: de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h. Sábados, de 14h às 20h. Entrada gratuita.

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.