Os desenvolvedores do aplicativo para celulares Strava, utilizado por ciclistas e corredores em todo o planeta, criaram um mapa de calor com base nas informações dos usuários do sistema. A plataforma, disponível neste link ou a partir das imagens abaixo, permite visualizar onde foram registrados mais de 77 milhões de treinos realizados pelos usuários do sistema.
O resultado é um mapa detalhado de rotas, que pode ser aproveitado para planejar viagens, passeios ou treinos. Clique nas imagens abaixo para visualizar detalhes e navegar no mapa – as áreas em azul são as com mais registros.
Parques nacionais
Entre as rotas escolhidas por ciclistas, estão estradas e trilhas próximas de unidades de conservação e áreas preservadas. Confira abaixo três exemplos de percursos e utilize o mapa para encontrar mais possibilidades perto de sua cidade.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Centros urbanos
Mesmo nas cidades, entre as rotas mais utilizadas para treinos estão áreas preservadas. Em São Paulo, chama atenção a quantidade de registros perto do Parque do Ibirapuera – além dos na ciclovia instalada na várzea do Rio Pinheiros.
No Rio de Janeiro, a maior parte dos deslocamentos registrados no aplicativo se dá na orla, junto ao mar, mas também chama a atenção a concentração no entorno do Jardim Botânico, da Lagoa Rodrigo de Freitas e de outros cenários famosos pela beleza natural.
Veja também
Pico do Jaraguá vira ponto de cicloturismo em São Paulo
Floração das árvores em São Paulo, bicicletas e o medo do mato
Wikiparques, um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais
Leia também

Petróleo gera royalties, mas não desenvolvimento na Amazônia peruana
A exploração de petróleo no Peru gera milhões para obras públicas, mas, em 2023, apenas metade dos recursos chegou aos municípios amazônicos →

Enquete mantém alta rejeição a rebaixamento da Serra do Itajaí de parque para floresta nacional
O autor da proposta diz que a mudança resolveria conflitos com propriedades privadas dentro da unidade de conservação →

Cerrado em Cores: um mergulho no fantástico mundo das flores e beija-flores
Mais do que uma visão encantadora, a relação dos beija-flores com diferentes flores nativas do Cerrado ajuda na resiliência e regeneração do bioma →