Notícias

Mapa indica rotas para treinos de bicicleta ao ar livre

Aplicativo com mais de 77 milhões de treinos registrados permite visualização de percursos ao ar livre em rotas próximas de áreas preservadas

Daniel Santini ·
15 de maio de 2014 · 12 anos atrás

Os desenvolvedores do aplicativo para celulares Strava, utilizado por ciclistas e corredores em todo o planeta, criaram um mapa de calor com base nas informações dos usuários do sistema. A plataforma, disponível neste link ou a partir das imagens abaixo, permite visualizar onde foram registrados mais de 77 milhões de treinos realizados pelos usuários do sistema.

O resultado é um mapa detalhado de rotas, que pode ser aproveitado para planejar viagens, passeios ou treinos. Clique nas imagens abaixo para visualizar detalhes e navegar no mapa – as áreas em azul são as com mais registros.

Parques nacionais
Entre as rotas escolhidas por ciclistas, estão estradas e trilhas próximas de unidades de conservação e áreas preservadas. Confira abaixo três exemplos de percursos e utilize o mapa para encontrar mais possibilidades perto de sua cidade.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Parque Nacional de Itatiaia

Chapada Diamantina 

Centros urbanos
Mesmo nas cidades, entre as rotas mais utilizadas para treinos estão áreas preservadas. Em São Paulo, chama atenção a quantidade de registros perto do Parque do Ibirapuera – além dos na ciclovia instalada na várzea do Rio Pinheiros.

São Paulo

No Rio de Janeiro, a maior parte dos deslocamentos registrados no aplicativo se dá na orla, junto ao mar, mas também chama a atenção a concentração no entorno do Jardim Botânico, da Lagoa Rodrigo de Freitas e de outros cenários famosos pela beleza natural. 

Rio de Janeiro

 

Veja também
Pico do Jaraguá vira ponto de cicloturismo em São Paulo
Floração das árvores em São Paulo, bicicletas e o medo do mato

Wikiparques, um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais

 

 

 

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém

Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.