Notícias

Brasil terá portal de dados sobre a biodiversidade em UCs

MMA firma parcerias com a USP e uma instituição alemã para que iniciativa saia do papel. Previsão é de que o sistema fique pronto no final do ano.  

Redação ((o))eco ·
20 de maio de 2014 · 12 anos atrás

Biodiversidade no céu: aves típicas do Pampa no pôspter de Renato Rizzaro.Foto: ave!brasil.
Biodiversidade no céu: aves típicas do Pampa no pôspter de Renato Rizzaro.Foto: ave!brasil.

O Ministério do Meio Ambiente firmou uma parceria com a Universidade de São Paulo para colocar no ar a Plataforma de Informação em Biodiversidade, banco de dados que armazenará informações sobre biodiversidade, incluindo aqueles disponibilizados através do monitoramento nas Unidades de Conservação (UCs) do país. Coordenada pelos professores Pedro Pizzigatti Côrrea e Antônio Mauro Saraiva e com previsão para entrar em funcionamento já no final deste ano, a ferramenta acaba de ganhar parcerias.

Fruto de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), a plataforma conta agora com a expertise dos profissionais do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (BioComp/USP), que estão desenvolvendo o sistema computacional que possibilitará a gestão de dados.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



De acordo com o MMA, a plataforma é voltada para captura, integração, compartilhamento, visualização e análise de dados e permitirá a utilização das informações nas UCs e a visualização integrada de mapas, espécies e espécimes por usuários de dados sobre a biodiversidade.

Os dados gerados pelos projetos de pesquisa autorizados pelo ICMBio/MMA por meio do Sistema de Informação em Biodiversidade (Sisbio) poderão ser disponibilizados para a sociedade em geral, mas uma instrução normativa formalizará as regras para tal acesso.

 

 

Conheça também
WikiParques, site interativo dedicado a explorar e debater sobre nossas áreas protegidas

Leia Também
Guia: as aves do Pampa
Museu Goeldi inova com Censo da Biodiversidade Amazônica
Planeta Terra é o lar de 8,7 milhões de espécies
ICMBio lança portal de geoprocessamento e dados de UCs

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
1 de abril de 2026

Planta considerada desaparecida há 100 anos ressurge no Rio de Janeiro

A espécie botânica foi reencontrada no estado por cientistas na Reserva Biológica Estadual de Araras, na região serrana fluminense

Notícias
31 de março de 2026

Governo acelera obras na BR-319 antes de resolver entraves ambientais

Com R$ 678 milhões em licitação, intervenções avançam na rodovia entre Manaus e Porto Velho; Edital para pavimentação do trecho do meio está previsto para sair em abril

Reportagens
31 de março de 2026

Entre ficar e sair: os desafios da juventude nas comunidades da Amazônia

Falta de educação, poucas oportunidades e ausência de políticas públicas impulsionam o êxodo rural entre jovens nas comunidades do Rio Arapiuns, no oeste do Pará

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.