O Ministério do Meio Ambiente firmou uma parceria com a Universidade de São Paulo para colocar no ar a Plataforma de Informação em Biodiversidade, banco de dados que armazenará informações sobre biodiversidade, incluindo aqueles disponibilizados através do monitoramento nas Unidades de Conservação (UCs) do país. Coordenada pelos professores Pedro Pizzigatti Côrrea e Antônio Mauro Saraiva e com previsão para entrar em funcionamento já no final deste ano, a ferramenta acaba de ganhar parcerias.
Fruto de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), a plataforma conta agora com a expertise dos profissionais do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (BioComp/USP), que estão desenvolvendo o sistema computacional que possibilitará a gestão de dados.
De acordo com o MMA, a plataforma é voltada para captura, integração, compartilhamento, visualização e análise de dados e permitirá a utilização das informações nas UCs e a visualização integrada de mapas, espécies e espécimes por usuários de dados sobre a biodiversidade.
Os dados gerados pelos projetos de pesquisa autorizados pelo ICMBio/MMA por meio do Sistema de Informação em Biodiversidade (Sisbio) poderão ser disponibilizados para a sociedade em geral, mas uma instrução normativa formalizará as regras para tal acesso.
Conheça também
WikiParques, site interativo dedicado a explorar e debater sobre nossas áreas protegidas
Leia Também
Guia: as aves do Pampa
Museu Goeldi inova com Censo da Biodiversidade Amazônica
Planeta Terra é o lar de 8,7 milhões de espécies
ICMBio lança portal de geoprocessamento e dados de UCs
Leia também

Em ano de temperaturas extremas e COP30, Brasil anuncia entrada na OPEP+
Sociedade civil diz que decisão de participar formalmente do grupo de grandes produtores de petróleo soterra planos nacionais de transição energética →

Fim da USAID compromete ao menos R$ 84 milhões em projetos ambientais no Brasil
Seis dos 10 maiores beneficiários brasileiros em 2024 pela agência americana fechada por Trump são projetos ligados ao meio ambiente →

Liderança climática brasileira diante do seu maior desafio
A necessidade urgente de aumentar o valor do financiamento climático, além, claro, das metas de redução das emissões dos principais gases de efeito estufa, tem como objetivo mitigar os impactos das mudanças climáticas, que se tornaram mais evidentes no cotidiano →