O destaque desta semana no WikiParques é a Reserva Rio Das Furnas. A área foi adquirida por Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka no ano de 2001. A dupla é velha conhecida aqui de ((o))eco, com seus pôsteres ilustrados mostrando as aves dos biomas brasileiros sempre fazendo sucesso entre nossos leitores.
Antes de se tornar uma RPPN, a área era utilizada para o cultivo de cebola e milho e a criação de gado. Por ser a última propriedade localizada no interior de um cânion, grande parte de seu relevo não pôde ser aproveitado para a agricultura e pastagem, característica que possibilitou que algumas áreas com vegetação nativa permanecessem conservadas. Além disso, o solo pobre e raso não permitiu um cultivo excessivo no mesmo local facilitando a recuperação das áreas deixadas para descanso, de forma lenta mas progressiva.

O diagnóstico da avifauna realizado pela equipe da Sociedade Chauá e SPVS e complementado pela lista realizada com base em anos de observações feitas por Renato, indicou a presença de 238 espécies, representando 39% da avifauna conhecida para Santa Catarina. No blog da reserva você pode ver fotos das aves encontradas por lá.
A reserva ainda luta contra a invasão por espécies exóticas, principalmente a monucultura de Pinus sp. no entorno, prejudicando áreas de nascentes e de captação de água para o manancial, além da modificação paisagística, dificultando a dispersão e locomoção de certas espécies da flora e da fauna.
Quer saber mais sobre a Reserva Rio Das Furnas e ver mais fotos? Basta acessar o verbete no WikiParques clicando aqui.
Leia também
A biodiversidade da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás
As belas paisagens do Parque Estadual da Serra do Mar
A biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Itajaí
Leia também
Rio adia votação de projeto que concede áreas verdes para a iniciativa privada
Projeto de autoria do vereador Pedro Duarte (PSD) pretende mudar a Lei Orgânica do Município; medida permite concessões por até 35 anos →
BBB do mundo animal – onça pintada desfila para câmeras no Parna Iguaçu
Cacira, uma fêmea provavelmente com filhote ainda em fase de amamentação, foi registrada passando em frente à sede do parque. Vem dar uma espiadinha! →
Quem escreveu as regras do Alto-Mar?
Novo tratado da ONU mostra que a América Latina não foi apenas espectadora, mas atuou de forma decisiva na construção de uma governança mais inclusiva para o oceano →




