Notícias

WikiParques: as belezas da Reserva Rio Das Furnas

Preservando a vegetação nativa no interior de um cânion em Santa Catarina, esta RPPN é o destaque da semana no WikiParques. Mais de 200 espécies de aves já foram registradas na reserva.

Paulo André Vieira ·
1 de junho de 2014 · 10 anos atrás

O destaque desta semana no WikiParques é a Reserva Rio Das Furnas. A área foi adquirida por Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka no ano de 2001. A dupla é velha conhecida aqui de ((o))eco, com seus pôsteres ilustrados mostrando as aves dos biomas brasileiros sempre fazendo sucesso entre nossos leitores.

Antes de se tornar uma RPPN, a área era utilizada para o cultivo de cebola e milho e a criação de gado. Por ser a última propriedade localizada no interior de um cânion, grande parte de seu relevo não pôde ser aproveitado para a agricultura e pastagem, característica que possibilitou que algumas áreas com vegetação nativa permanecessem conservadas. Além disso, o solo pobre e raso não permitiu um cultivo excessivo no mesmo local facilitando a recuperação das áreas deixadas para descanso, de forma lenta mas progressiva.

Cachoeira dos Andorinhões, a primeira das sete cachoeiras da Reserva. Foto:  	Renato Rizzaro
Cachoeira dos Andorinhões, a primeira das sete cachoeiras da Reserva. Foto: Renato Rizzaro

O diagnóstico da avifauna realizado pela equipe da Sociedade Chauá e SPVS e complementado pela lista realizada com base em anos de observações feitas por Renato, indicou a presença de 238 espécies, representando 39% da avifauna conhecida para Santa Catarina. No blog da reserva você pode ver fotos das aves encontradas por lá.

A reserva ainda luta contra a invasão por espécies exóticas, principalmente a monucultura de Pinus sp. no entorno, prejudicando áreas de nascentes e de captação de água para o manancial, além da modificação paisagística, dificultando a dispersão e locomoção de certas espécies da flora e da fauna.

Quer saber mais sobre a Reserva Rio Das Furnas e ver mais fotos? Basta acessar o verbete no WikiParques clicando aqui.

 

Leia também
A biodiversidade da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás
As belas paisagens do Parque Estadual da Serra do Mar
A biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Itajaí

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
26 de abril de 2024

Em reunião com representes indígenas, Lula anuncia força-tarefa por demarcações

Grupo será composto por 6 órgãos, sob coordenação do Ministério dos Povos Indígenas; participantes do Acampamento Terra Livre fizeram passeata até a Praça dos Três Poderes

Reportagens
26 de abril de 2024

Levantamento mapeia áreas de impacto das eólicas offshore nas comunidades pesqueiras no RN

Cartografia Social do Mar alerta para o potencial impacto das eólicas no mar em áreas ocupadas por comunidades tradicionais e revela como projetos de energia podem prejudicar o ecossistema marinho

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.