O Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) vai participar do desenvolvimento do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). O acordo de cooperação assinado entre o Instituto e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) na tarde desta segunda-feira (02) prevê que todo o conjunto de dados do JBRJ – incluindo as informações originárias dos seus parceiros no Brasil e no exterior – esteja acessível no SiBBr, projeto do PNUMA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI).
O Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) investirá 1,03 milhão de dólares para viabilizar o plano de trabalho. O dinheiro será gasto na compra de equipamentos e contratação de bolsistas para todos os herbários parceiros da iniciativa e também a realização de reuniões técnicas.
“Receber o apoio oficial do PNUMA e esse aporte financeiro, que é o maior que o programa já fez a uma instituição no País, é uma prova de confiança e reconhecimento da liderança que o Jardim Botânico vem tendo na pesquisa e nos instrumentos de disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira”, declara Samyra Crespo, presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O MCTI investirá outros 316 mil dólares para complementar o número de bolsistas necessários para alcançar os resultados previstos. O orçamento do programa totalizará cerca de 1,35 milhão de dólares.
A parceria permitirá a execução do Projeto Flora Brasil 2020 e a ampliação do Herbário Virtual do JBRJ. Serão digitalizadas cerca de 670 mil amostras de herbários nacionais. Todo este conjunto de dados estará acessível pelo SiBBr.
Leia Também
Brasil cria plataforma online para mapear sua biodiversidade
Museu Goeldi inova com Censo da Biodiversidade Amazônica
ICMBio lança portal de geoprocessamento e dados de UCs
Leia também
Consulta para plano de prevenção da Mata Atlântica termina na próxima segunda
Chamado de PPMata Atlântica, o documento visa reunir contribuições da sociedade civil, estados e municípios para o controle do desmatamento no bioma →
Sociedade civil reforça pedido a Lula por veto em “jabuti” que aumenta emissões
Presidente tem até sexta-feira para sancionar – com vetos ou não – PL das Eólicas Offshore, que ganhou emendas prejudiciais ao combate às mudanças climáticas →
Direito ao saneamento básico: um dos pilares da saúde e de uma cidade sustentável
O tão aclamado direito à felicidade, numa concepção plena e utilitarista, perpassa por amplas condições de saúde para a população, que exigem a oferta de condições básicas de saneamento →