Notícias

WWF produz radiografia da Frente Parlamentar anti-UCs e Terras Indígenas

Infográfico mostra quais são os principais partidos e estados dos deputados da Frente apelidada de Anti-UCs e Terras Indígenas.

Redação ((o))eco ·
4 de junho de 2014 · 12 anos atrás

O infográfico abaixo é uma análise produzida pela ONG WWF (World Wildlife Fund) da autodenominada “Frente Parlamentar de Defesa dos Atingidos por Áreas Protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas)“, formada em maio. Os números mostram que o principal partido que forma a frente é o PMDB, com 38 deputados, seguido de perto pelo PT, com 33. PSDB e PSB empatam com 11 deputados cada. Os quatro partidos merecem destaque não apenas pelo número de deputados na Frente, mas por serem os principais grupamentos políticos a concorrer na próxima eleição presidencial.

A nova Frente já foi apelidada de Frente Anti-UCs, embora pareça que seu alvo principal são as Terras Indígenas, que não são uma categoria de Unidade de Conservação.

Entre os estados, os cinco com maior participação no grupo são Minas Gerais, com 26 deputados, seguida de São Paulo, 25, Rio de Janeiro, 21, Ceará, 14, e Rio Grande do Sul, com outros 14.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O grupo tem 214 deputados, dos quais, segundo a WWF, 162 já receberam doações de empresas do Agronegócio, Energia e Infraestrutura; e representa 42% do Câmara, que tem um total de 513 parlamentares.

Veja mais informações clicando na imagem do infográfico, que pode ser aumentado ou diminuído para facilitar a navegação.

 

 

Leia também
214 deputados formam Frente Parlamentar contra UCs

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
1 de abril de 2026

Pressão minerária cerca terras indígenas em Mato Grosso e acende alerta

Estudo aponta avanço de processos no entorno de Terras Indígenas, riscos a povos isolados e fragilidades no licenciamento

Notícias
1 de abril de 2026

De saída no MMA, Marina faz balanço dos últimos 3 anos e ‘passa’ o bastão para Capobianco

Ministra destaca queda do desmatamento, reconstrução institucional e aposta na continuidade da agenda ambiental sob comando do ex-secretário executivo

Salada Verde
1 de abril de 2026

Miado na mata: ciência revela comunicação delicada entre mães onças e filhotes

Registro inédito indica que onças-pintadas emitem sons suaves para interagir com a prole e reforça a importância do monitoramento de longo prazo na Mata Atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.